ESTADO: Sindicatos cobram do governo Caiado, recomposição das perdas salariais dos servidores da saúde

 ESTADO: Sindicatos cobram do governo Caiado, recomposição das perdas salariais dos servidores da saúde

Em busca da valorização salarial dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Sindsaúde com o apoio de representantes de outras entidades sindicais esteve no Palácio Pedro Ludovico Teixeira nesta sexta-feira (27). Na ocasião, as entidades protocolaram um pedido de audiência com o governador. Objetivo é recompor as perdas salariais da categoria.

Servidores da ativa, aposentados e pensionistas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES/GO, que acumulam perdas salariais de aproximadamente 80% ao longo dos últimos anos. Os trabalhadores sentem-se desvalorizados e preteridos pelo governo em relação a outras categorias.

Sindicatos

Além do Sindsaúde, assinaram o documento o Sindicato dos Médicos (Simego), Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (Soego), Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Goiás (Sieg), Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do Estado de Goiás (Sintasb) e Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (Sinfargo).

Em frente ao Palácio, as entidades exibiram faixas que pediam o fim do descaso com a categoria. “Pedimos uma reunião de urgência com o governador porque precisamos discutir a situação da categoria. É preciso garantir dignidade a esses trabalhadores que tanto contribuem na prestação de serviço à população goiana”, frisou o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.

Já a presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Goiás, Roberta Rios, destacou o papel da enfermagem durante a pandemia e a necessidade da valorização financeira. “Queremos que o governador cumpra seus deveres com os profissionais da saúde. Queremos discutir, inclusive, o piso nacional da enfermagem durante essa audiência”.

Desmonte

Quem também fez questão de dar o seu recado foi o presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás, José Milhomem. O dirigente lembrou que a categoria sofreu um desmonte no governo Marconi Perillo e que as perdas continuam durante o governo Caiado. “Já estamos no segundo mandato e não vemos melhora nenhuma” enfatizou.

A reivindicação para compensar a defasagem salarial dos servidores, também inclui aposentados e pensionistas. O fato é que, ao se aposentar, esses trabalhadores perderam cerca de 40% do salário e, muitos, tiveram que voltar a contribuir com o Fundo de Previdência.

Assembleia Geral

No próximo dia 31 (terça-feira), o Sindsaúde vai realizar assembleia geral com os servidores da Secretaria de Estado da Saúde onde serão repassados e discutidos os informes da luta da categoria em defesa da compensação salarial. A assembleia será realizada na sede do Sindsaúde-GO no formato presencial e virtual, às 9h, 15h e 19h.

Aqueles que desejarem participar virtualmente da assembleia podem acessar um dos links abaixo no horário especificado.

ASSEMBLEIA DAS 9h: https://bit.ly/3kInUTQ

ASSEMBLEIA DAS 15h: https://bit.ly/3R6cANi

ASSEMBLEIA DAS 19h: https://bit.ly/3XH8ZYK

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud