“Há possibilidade de avanço real nessa tratativa”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vêncio, sobre valorização salarial dos servidores

Hoje (23), o Sindsaúde realizou um Café da Manhã Especial para receber o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vêncio, e sua equipe, na sede do sindicato, juntamente com diversos servidores da pasta e representantes de entidades de classe.

Além do secretário, a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira; o deputado estadual, Mauro Rubem; e o presidente da CUT-GO, Flávio Silva, compuseram a mesa diretiva da solenidade.

O objetivo do encontro foi promover um diálogo entre os trabalhadores e o gestor da pasta da saúde do estado de Goiás, em menção ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, para discutir reivindicações e buscar alternativas que consolidem uma proposta do executivo para compensar as perdas salariais que a categoria tem enfrentado nas últimas décadas.

A presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira, agradeceu o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vêncio, e reforçou a importância do momento como uma oportunidade de aproximar os trabalhadores ainda mais das perspectivas de negociação com a gestão do poder executivo.

“O Sindsaúde agradece a presença e sensibilidade do secretário que tem se colocado ao nosso lado nessa luta pela valorização dos servidores da saúde, demonstrando respeito e firmeza diante das nossas cobranças e tratativas de avanço”, pontuou Néia.

“Em todas as reuniões com a Secretaria de Estado da Saúde eu represento o sofrimento e angústia de todos os trabalhadores da saúde, inclusive de cada uma dessas pessoas que estão aqui presentes. Queremos nossa recomposição salarial, mas também queremos que o Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás seja o melhor possível, tanto para o usuário quanto para o trabalhador”, destacou.

“Parabenizamos e reconhecemos o trabalho dessa gestão estadual que se empenhou para regularizar diversos erros. Ainda assim, estaremos sempre à frente dessa luta por dignidade para assegurar os direitos dos trabalhadores, que merecem um plano de carreira e um vencimento justo de acordo com a realidade econômica atual”, frisou a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira.

Na oportunidade, o deputado estadual Mauro Rubem, também reconheceu o trabalho do atual secretário e reforçou o índice de mais de 80% que a categoria acumula de perdas salariais nas últimas décadas.

“Sérgio Vêncio tem se prontificado em nos atender e receber nossas demandas. Há muitos anos nenhum secretário de saúde se mostrou disposto em visitar o Sindicato. A iniciativa de hoje promovida pelo Sindsaúde é muito importante e nos dá esperança para resolver os grandes problemas que temos com a remuneração, valorização e dignidade dos servidores. Os problemas só serão resolvidos com diálogos e com presença”, disse Mauro Rubem.

Na ocasião, em seu momento de fala, o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vêncio, reafirmou o seu posicionamento enquanto gestor técnico, e não dee interesse político, validando seu ponto de vista em relação aos trâmites do processo de negociação.

“Levamos à Secretaria de Estado da Administração (Sead) uma proposta de aumento de 80 por cento do valor da remuneração, entendendo que para quem aposenta é o caos porque perde todas as gratificações. Diante disso, temos a promessa de uma contraproposta da Sead que ainda não foi apresentada, mas há a possibilidade de um avanço real nessa tratativa”, declarou Vêncio.

“O problema parte da Secretaria de Economia em relação à projeção para 2024, pois o Governo perdeu 37 por cento da arrecadação. O governador pediu um tempo para entendermos como a arrecadação vai subir, mas eu garanto para vocês que a valorização dos servidores é pauta prioritária para a gestão, eu já estive diversas vezes com ele conversando sobre o assunto. Para a Secretaria de Estado da Saúde a pauta conta com o nosso apoio, entendendo que existem limitações financeiras”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vêncio.