Prefeito afirma que aprovados do cadastro de reserva da saúde serão convocados ainda neste semestre

 Prefeito afirma que aprovados do cadastro de reserva da saúde serão convocados ainda neste semestre

As diretoras do Sindsaúde, Sirley Braga e Elaine Silva, estiveram em reunião com o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, e com a secretária de Saúde do município, Verônica Savatin, ontem (2), para tratar de demandas e reivindicações dos trabalhadores da saúde da cidade.

De acordo com a diretora do Sindsaúde, Sirley Braga, a principal discussão da reunião foi em relação à necessidade de convocação dos aprovados na área da saúde do último concurso que estão no cadastro de reserva. “O Projeto de Lei 20/2024, que amplia o número de servidores do quadro de efetivos, já foi enviado à Câmara de Vereadores pela Prefeitura juntamente com o impacto financeiro. O executivo se comprometeu em convocar mais aprovados e, por isso, encaminhou o projeto à Câmara”, explicou Sirley.

Para a diretora do Sindsaúde, Elaine Silva, é importante que a categoria se mantenha mobilizada para reivindicar a aprovação do projeto no legislativo. “Desde a realização do primeiro concurso da saúde de Senador Canedo em 2012, os parlamentares sempre demonstraram interesses escusos em permanecer com contratos credenciados que, evidentemente, é para manter seus cabos eleitorais. O projeto de Lei 20/2024 chegou a entrar na pauta para votação, mas foi retirado. O Sindsaúde continuará mobilizado cobrando que o legislativo coloque o projeto em pauta para a devida votação”, destacou Elaine Silva.

Durante a reunião, a secretária Municipal de Saúde, Verônica Savanti, reforçou a necessidade de urgência da convocação do cadastro de reserva para suprir o déficit de servidores da pasta e informou que, diante da situação, terá que contratar técnicos de enfermagem e enfermeiros credenciados de forma temporária até que os trâmites de convocação do cadastro de reserva sejam finalizados e os novos servidores efetivos tomem posse dos cargos. Já o prefeito Fernando Pellozo, reafirmou que o impacto financeiro foi enviado à Câmara junto com o projeto e se comprometeu a prosseguir com a convocação do cadastro de reserva dos aprovados da saúde.

A luta Sindical

É importante lembrar que o concurso de Senador Canedo, Edital 01/2019, é decorrente de uma denúncia do Sindsaúde ao Ministério Público do Trabalho de Goiás (MPT-GO) que gerou uma ação civil pública a qual penalizou o município com uma multa de R$ 130 mil e determinou a realização do concurso para a contratação de servidores efetivos. Além disso, foi necessário a intervenção do MP-GO para que a prefeitura publicasse os dois decretos de convocação e nomeação dos aprovados no certame e a promotoria também já está agindo para que todo o cadastro de reserva seja convocado.

Infraestrutura das Unidades

Na oportunidade, o Sindsaúde também cobrou um posicionamento do executivo de Senador Canedo, durante a reunião, em relação a infraestrutura do Centro de Especialidades Odontológicas. Durante ação sindical no local, os trabalhadores questionaram a diretoria do sindicato sobre a reforma da unidade que apresenta condições precárias de trabalho, já que o espaço da unidade é muito pequeno e não há sequer um local adequado para o momento de refeição dos servidores. Em resposta, o executivo afirmou que o recurso para a construção de um novo Centro de Especialidades Odontológicas já está garantido nos cofres do município e que o projeto está em execução para o início da construção.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud