Prefeitura de Goiânia realiza Prestação de Contas e aprovados em concurso cobram convocação do Cadastro de Reserva

 Prefeitura de Goiânia realiza Prestação de Contas e aprovados em concurso cobram convocação do Cadastro de Reserva

Ontem (2), aprovados no Concurso Público do Edital 01/2020 marcaram presença na Audiência Pública de prestação de contas do município proferida pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Na ocasião, que aconteceu na Câmara Municipal de Goiânia, Rogério Cruz destacou a convocação dos aprovados em uma quantidade superior às vagas previstas no Certame.

No entanto, ainda há diversas vagas do cadastro de reserva que foram previstas em edital e os aprovados cobram a devida convocação.

De acordo com a diretora do Sindsaúde, Bruna Isecke, as análises do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) demonstram que ainda há uma grande quantidade de vagas que devem ser ocupadas de acordo com a Lei Municipal 9.203/2012. Há também cerca de 3.000 contratos sem concurso público que precarizam a saúde pública.

“O Sindsaúde sabe que há um déficit significativo de servidores no município, principalmente na área da saúde. Mesmo se houver a convocação de todo o cadastro de reserva, o número de servidores da saúde municipal ainda não seria suficiente para suprir a escassez profissionais”, afirma a diretora do Sindsaúde.

No que diz respeito somente aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), o edital previa o preenchimento imediato de 64 vagas para ACS e 50 vagas para ACE, com mais 552 vagas de cadastro de reserva, sendo 276 para cada cargo. Foram convocados 108 ACS e 203 ACE devido à mobilização dos aprovados juntamente com o Sindsaúde.

“Em relação aos ACEs e ACSs, 30 aprovados que foram convocados não assumiram o cargo. Além disso, nenhum Agente de Saúde foi convocado para as regiões dos distritos Norte, Noroeste e Campinas Centro. Existe uma falta de planejamento da gestão municipal e do Sistema Único de Saúde, o Sindsaúde continuará cobrando a convocação de todo o cadastro de reserva em defesa da qualidade da saúde municipal” finaliza Isecke.

Fotos: Gustavo Mendes | Câmara de Vereadores de Goiânia

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud