Programa Mais Saúde com Agente tem adesão de 242 municípios goianos para oferta dos cursos técnicos de ACS e ACE

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), publicou o resultado provisório, na última semana, das cidades que solicitaram adesão ao Programa Mais Saúde com Agente.

Ao todo, 5.219 municípios do Brasil aderiram ao Programa, sendo 242 municípios de Goiás, os quais ofertarão as novas turmas dos cursos técnicos de Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. A previsão é de 180 mil vagas sejam oferecidas em todo o país.

Mais Saúde com Agente – A iniciativa é uma ampliação do Programa com objetivo de preparar ACS e ACE para as novas atribuições das categorias e para os desafios que se apresentam no trabalho em saúde nas comunidades, promovendo qualificação profissional para um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Já foram formadas(os) mais de 170 mil ACS e ACE em 2023, tendo como expectativa a formação de mais de 300 mil profissionais, até o final de 2026, no âmbito do SUS.

Acesse abaixo a publicação com a lista completa de todos os municípios que ofertarão o curso técnico de ACS e ACE: