Sindsaúde busca apoio de vereador para reivindicações dos trabalhadores da saúde de Goiânia

O vice-presidente do Sindsaúde, Aliandro Paulo, e a diretora Elaine Silva, ambos membros da Fenasce, se reuniram, na segunda-feira (26), com o vereador por Goiânia, Welton Lemos (PODEMOS) para buscar apoio em relação às reivindicações dos trabalhadores da saúde.

Durante a reunião, o Sindicato solicitou o apoio do vereador para garantir o pagamento da data-base, atualização do piso salarial dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) de acordo com a Emenda Constitucional 120, a convocação dos aprovados nos concursos e o repasse do incentivo financeiro de final de ano, entre outras pautas de interesse dos servidores.

Com o propósito de mediar o diálogo, o Welton Lemos entrou em contato com o secretário de Saúde, Durval Pedroso, durante a reunião, buscando respostas para as demandas apresentadas. O secretário justificou ao vereador que a gestão está trabalhando para promover alterações na lei, a fim de realizar a atualização do piso salarial da categoria, e que em breve a proposta será enviada à Câmara Municipal para aprovação.

Em relação à convocação dos concursados, o gestor mencionou a existência de uma lei orgânica no município que limitaria o chamamento além das vagas previstas no edital. No entanto, ele assegurou ao vereador que a prefeitura está tomando medidas para alterar a legislação e possibilitar novas convocações.

Quanto ao incentivo financeiro, o vereador se comprometeu a conversar com o prefeito Rogério Cruz para discutir o assunto em detalhes. Ele informará ao prefeito que os agentes estão tendo que adquirir seu próprio material de trabalho, e que o repasse do incentivo financeiro ajudaria a custear esses e outros gastos relacionados ao trabalho desses profissionais.

O Sindsaúde pontuou ainda que é necessário corrigir a tabela de progressão dos servidores que estão no Nivel 1 e 4, pagar a data-base, e melhorar as condições de trabalho.

O Sindsaúde segue empenhado na defesa dos direitos e melhores condições de trabalho dos trabalhadores da saúde, buscando o apoio dos representantes políticos para alcançar as reivindicações da categoria.