Sindsaúde cobra proposta definitiva para recomposição das perdas salariais dos servidores do Estado em reunião com a SES

A diretoria do Sindsaúde esteve, ontem (5), em mais uma reunião com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para cobrar a elaboração de uma proposta definitiva que possa suprir a defasagem salarial de mais de 80% que os servidores da saúde foram submetidos.

Na ocasião, a secretária adjunta da SES, AnaMaria de Sousa Arruda, declarou que a pasta apresentou três cenários ao Governo do Estado, mas que ainda aguarda uma a devolutiva de um projeto efetivo para compensar as perdas salariais que a categoria foi alvo nos últimos 20 anos. “Estamos empenhados no diálogo e negociação, mas dependemos das limitações financeiras do Governo. A perspectiva é de que a questão seja resolvida ainda neste ano para que a correção salarial e reestruturação da carreira seja aplicada em 2024”, destacou a secretária adjunta da SES.

Articulação e negociação

O Sindsaúde tem se dedicado de forma contínua para garantir os direitos e a valorização dos servidores da saúde de Goiás. Além das cobranças junto à SES, a diretoria do Sindicato também tem se reunido com o secretário de Administração do governo estadual, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, o qual afirmou já estar avaliando as propostas e assegurou que o governo atual planeja reestruturar a carreira da SES dentro das “possibilidades financeiras e com responsabilidade”.

Para a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira, a valorização e o reconhecimento da categoria é uma prioridade que deve ser legitimada. “Estamos discutindo uma correção salarial por meio de um reajuste percentual, mas ainda não houve consenso sobre os valores. Apesar da alta destinação de recursos do Estado para as Organizações Sociais, não há investimento na valorização dos servidores, pais e mães de família que se dedicam diariamente ao atendimento da população”, explicou Néia Vieira.

“Continuaremos insistindo na necessidade do diálogo por intermédio da instalação da Mesa Estadual de Negociação do SUS e seguiremos mobilizados cobrando uma proposta concreta que contemple as significativas perdas salarias dos trabalhadores”, afirmou a presidenta do Sindsaúde.

Já para o diretor Ricardo Manzi é importante discutir a proposta definitiva com a categoria. “Esperamos que o secretário, Francisco Sérvulo, encaminhe oficialmente a proposta de reestruturação do plano de carreira ainda neste mês de setembro, conforme combinado em reuniões anteriores, para que possamos debater com a categoria antes do envio do projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Goiás, visando garantir a valorização dos servidores da SES”, avaliou.

Ações da categoria

Uma nova assembleia com os trabalhadores da SES ocorrerá no dia 13 de setembro, às 15h, na sede do Sindsaúde, seguindo o formato híbrido para participação virtual.

Ademais, será marcada uma nova data para a realização do seminário em que o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentará dados da situação fiscal do Estado com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e informações apuradas sobre a composição do quadro de pessoal do Poder Executivo, que traz subsídios para negociar a recomposição salarial.