Sindsaúde, Compô e Aneps, realizam seminário “Universalizar Saúde & Saneamento”

O Sinsaúde, o Movimento em Goiás para Compostagem e Economia Circular (Compô) e a Articulação Nacional de Movimento e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps), promoveram, nesse último sábado (24), o seminário “Universalizar Saúde & Saneamento – O que fazer? Como fazer”.

O encontro, que ocorreu na sede do Sindsaúde, foi proposto com a missão de refletir sobre uma nova visão de gestão de resíduos, prevenir a epidemia de dengue e integrar a vigilância em saúde ambiental com o saneamento básico e a Estratégia de Saúde da Família.

Para a diretora do Sindsaúde e da Aneps, Ivanilde Batista, a iniciativa é uma oportunidade trocar experiências e consolidar ações voltadas para a saúde e o saneamento, com base na educação popular e com participação dos movimentos sociais.

“As políticas públicas de educação popular aliadas à participação popular são fundamentais para estabelecer novas práticas institucionais que contribuem com a saúde e o saneamento, como no caso do combate à dengue, por exemplo. Universalizar e garantir o acesso de todos à saúde são princípios do Sistema Único de Saúde do Brasil”, destacou Ivanilde.

Já a participação da Dra. Maria Rocineide Silva, que representa a coordenação de Articulação Interfederativa e Participativa (CGAIP) do Ministério da Saúde, foi um dos destaques do evento ao trazer abordagens sobre o Programa de Formação de Educadoras e Educadores Populares em desenvolvimento pelo Governo Federal.

“Precisamos reafirmar e colocar em prática a Política Nacional de Educação Popular em Saúde com uma participação social e popular efetiva, na formação de agentes transformadores. O desenvolvimento da saúde e do saneamento no país perpassa por determinantes sociais, econômicos, culturais, como educação, desemprego, igualdade de gênero, luta contra o racismo estrutural, dentre outros, que influenciam diretamente na ocorrência de problemas de saúde, seus fatores de risco e vulnerabilidades na população”, explicou.

“Nossa meta é formar 50 mil Agentes de Educação Popular em Saúde até 2027, retomar o Edpopsus neste ano, entre outras ações. Reafirmamos a construção de um projeto democrático, popular, com diálogo entre os povos, amorosidade, e com respeito à diversidade étnica e cultural”, afirmou Dra. Maria Rocineide.

Além disso, as mesas de debate do Seminário “Universalizar Saúde & Saneamento” também contou com a contribuição da professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dra. Dra Raquel de Andrade Cardoso Santiago, que abordou o tema “Saúde Planetária”, e com a colaboração de outros convidados, como o deputado estadual por Goiás, Mauro Rubem; o engenheiro Ambiental, mestre em Ecologia e membro do Compô, André Vinícius Baleeiro; o vice-presidente do Sindsaúde e Agente Comunitário de Saúde, Aliandro Paulo; e o diretor do Sindsaúde e Agente de Combate às Endemias, Willian Matheus.