Sindsaúde e ACSs/ACEs participam de reunião com o Ministério Público

Ontem (9), a diretoria do Sindsaúde participou da mobilização realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), em frente ao Ministério Público, para solicitar a intervenção da Promotoria na cobrança do pagamento atualizado do piso salarial nacional da categoria que deve ser pago pela prefeitura de Goiânia.

Na ocasião, a categoria foi recebida em uma reunião com a promotora, Marlene Nunes, que acolheu as reivindicações apresentadas pelos ACSs e ACEs. “O Ministério Público irá instaurar, nesta tarde, o devido procedimento, solicitando a manifestação do senhor prefeito de Goiânia a fim de que essa situação seja solucionada no melhor tempo possível”, declarou a promotora.

A presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira, reafirmou a necessidade de valorização da categoria e das pautas discutidas. “Hoje nós trouxemos diversas pautas dos ACSs e ACEs à Promotoria, mas o que realmente nos mobiliza é o pagamento do piso salarial atualizado, um direito trabalhista assegurado pela Emenda Constitucional 120/2022”, destacou Néia.

“A Prefeitura de Goiânia já recebe o recurso do Governo Federal para que o piso da categoria seja pago com o reajuste, mas o repasse não chega aos trabalhadores que estão com o salário defasado há 10 meses”, afirmou a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira.

Além dos trabalhadores, também estiveram presentes na reunião o vice-presidente do Sindsaúde e diretor da Fenasce, Aliandro Paulo, os diretores do Sindsaúde, Ricardo Manzi e William Matheus, e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado de Goiás (Sindacse/GO)