Sindsaude e Fenacsaúde participam da 85ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS em Manaus/AM

 Sindsaude e Fenacsaúde participam da 85ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS em Manaus/AM

O diretor do Sindsaúde e da Fenacsaúde, Ricardo Manzi, participou da 85ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro em Manaus.

Os desafios e impactos da seca para profissionais de saúde indígena e a situação da gestão do trabalho e da educação em saúde no Amazonas foram os temas que nortearam o encontro que contou com a participação de gestores, prestadores de serviços, representantes sindicais e especialistas em saúde.

O diretor Ricardo Manzi, na condição de suplente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) na MNNPSUS, salienta que a reunião possibilitou permear não só questões relacionadas ao mundo do trabalho, mas também sobre o direito de assistência à saúde dos povos indígenas e que forma essa política pública é aplicada.

“Tivemos a oportunidade fazer uma visita técnica no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e na Casa de Saúde Indígena (Casai). Também percorremos mais de 2 horas de barco pelo rio Negro para uma visita técnica no território indígena da Aldeia 3 Unidos, antes da etapa de discussão e apresentação de propostas”, explicou Manzi.

“Pela primeira vez a reunião não foi realizada em Brasília e o contexto territorial foi fundamental para refletir ainda mais sobre a complexidade da assistência à saúde diante dos desafios da logística para o deslocamento das equipes aos territórios indígenas. Precisamos continuar lutando pela necessidade de mudança dos modelos de gestão para assegurar a desprecarização do trabalho, promovendo condições adequadas aos trabalhadores e qualificação no atendimento à saúde indígena”, pontuou.

“Além disso, é importante continuarmos atentos aos aspectos socioculturais, considerando a diversidade das etnias e questões ambientais que se inter-relacionam no âmbito político diante das necessidades dos trabalhadores e da população indígena. Com base nas evidências e experiências desse encontro, produziremos um relatório técnico com apontamentos identificados e propostas de melhorias e qualificações”, finalizou o diretor do Sindsaúde e da Fenacsaúde, Ricardo Manzi.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud