Sindsaude, Fenasce e Sindacse participam de Assembleia dos ACS e ACE de Goiânia que decidem paralisar 90% das atividades

Na manhã de ontem (7), o Sindsaúde, juntamente com o Sindacse e a Fenasce, participaram da Assembleia Geral com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Goiânia, em frente ao Paço Municipal, para decidirem sobre a proposta de negociação apresentada pela Prefeitura de Goiânia para a atualização do salário da categoria.

Na ocasião, as entidades sindicais discutiram com os trabalhadores que recusaram a proposta e também votaram a favor da continuidade da mobilização com a paralisação de 90% das atividades.

“Ontem (6), o secretário de Finanças de Goiânia, Vinícius Alves, em reunião com as entidades sindicais, afirmou que o Projeto de Lei para a atualização do piso do ACS e ACE será enviado à Câmara de Vereadores até o dia 15, mas os valores referentes ao pagamento retroativo de janeiro a dezembro são de responsabilidade da Secretaria da Saúde que já recebeu o repasse do recurso”, explica Néia Vieira, presidente do Sindsaúde.

“Precisamos de um posicionamento definitivo da Secretaria de Saúde em relação ao pagamento dos valores retroativos, por isso a categoria decidiu manter a mobilização. Além disso, é importante lembrar que em janeiro o salário mínimo já terá outra atualização e o salário desses trabalhadores ficará defasado novamente”, destaca Néia.

“O piso salarial do ACS e ACE está previsto em Lei. Portanto, continuaremos lutando juntos para garantir o direito e a valorização de uma categoria fundamental para os serviços de atenção à saúde primária do SUS”, finaliza a presidente do Sindsaúde, Néia Vieira.