Sindsaúde manifesta na porta do Paço Municipal, reúne trabalhadores da saúde por direitos e por melhores condições de trabalho

A assembleia geral do trabalhador@s do município de Goiânia aconteceu na última sexta-feira (11), a tarde, no Paço Municipal e reuniu os trabalhador@s da saúde em prol das pautas de ampliação de direitos trabalhistas (continuamente cerceados) e melhores condições de trabalho.

“Esta importante assembleia com os trabalhador@s da saúde do município de Goiânia, na porta do Paço Municipal, foi mais um ato para tratamos da nossa data-base, da aplicação do nosso plano de carreira, com a inserção como pauta prioritária para os ACSs e ACEs, da gratificação para os profissionais da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento do coronavírus e barrar esta Reforma que aumenta a nossa alíquota previdnciária. Ainda em 2020 estas lutas podem garantir esses direitos,” afirma Ricardo Manzi, farmacêutico e Presidente do Sindsaúde-GO.

A manifestação contou com a presença maciça dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate à Endemias (ACS e ACE), que vem se destacando pelo poder combativo de união e de luta por direitos. O exemplo vem do potencial de luta destes servidor@s da saúde pública. Foram os únicos a conquistar aumento de salário (Portaria 3.317/20) após a Lei Complementar 173/20 que restringiu qualquer tipo de progressão, gratificação ou insalubridade para os trabalhador@s da saúde que lidam diretamente com pacientes contaminados pela Covid-19 e inviabilizou muitas vezes até o diálogo com os gestores da saúde nos municípios goianos.

As pautas de luta:

Suspensão do quinquênio, atraso da progressão e da data-base, aplicação do plano de carreira dos ACS e ACE e o absurdo aumento da alíquota previdenciária proposta pela Prefeitura de Goiânia. E da gratificação que os trabalhador@s da saúde tem direito por estarem à frente, dia e noite, no combate à pandemia da Covid-19. As reivindicações estão no plano de lutas de 2020 do Sindsaúde com os servildor@s da saúde do município com objetivo de garantir esses direitos e barrar a Reforma da Previdência na Câmara Municipal de Goiânia.

“Vamos em busca deste Plano de Carreira, que do ano que vem, não pode passar. Com a força e o empenho de todos (as) e com a chegada do curso técnico de capacitação para os ACS e ACE, é importante ampliarmos nossas lutas por melhores condições de trabalho e por direitos,” convida o Diretor do Sindsaúde e Agente Comunitário de Saúde, Aliandro Paulo de Jesus.

Na Assembleia ficou definido que o Sindsaúde e os trabalhador@s, servidor@s públicos da saúde no município de Goiânia estarão amanhã, terça-feira (15), às 11 horas, para novo Ato no Paço Municipal. Com o objetivo de obter o retorno das negociações referente a data-base, da gratificação e plano de carreira para ACS e ACE.

Sindsaúde – GO

Sempre Juntos: A Saúde Luta e Resiste