Sindsaúde participa da cerimônia de sanção do piso dos ACS e ACE em Aparecida de Goiânia

 Sindsaúde participa da cerimônia de sanção do piso dos ACS e ACE em Aparecida de Goiânia

O Sindsaúde acompanhou na tarde desta segunda (17) a cerimônia de sanção do Projeto de Lei 066/2022, que regulamenta o piso salarial dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Aparecida de Goiânia. O evento foi realizado no Anfiteatro Cantor Leandro e contou com a participação do prefeito do município, Vilmar Mariano, e do secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

A diretora de Assuntos Jurídicos do Sindsaúde, Sirley Braga, participou da cerimônia e ressaltou a importância dessa conquista tanto para o sindicato, quanto para a categoria. “Hoje é um dia para ser comemorada a valorização desses profissionais e a importância dessa categoria na saúde pública”, disse.

Elaine Silva, diretora da Sindsaúde e da Fenasce, lembrou que a Federação esteve presente na luta em Brasília para aprovação da Emenda Constitucional 120, que permitiu que os agentes tivessem direito ao piso salarial. “Mais uma vitória em parceria do Sindsaúde e Fenasce”, pontuou Elaine.

“Este é um momento muito especial, estamos realizando um grande sonho dessa categoria”, comemorou Antônio Severino Xavier dos Santos, que é diretor de Convênios do Sindsaúde.

Aliandro Paulo, que também representou o Sindsaúde e a Fenasce na cerimônia, reafirmou o compromisso das duas entidades na luta pelos trabalhadores da saúde. “Estamos sempre presentes em todas as lutas. Agradecemos ao prefeito e parlamentares pela sanção da EC 120 aqui em Aparecida”, completou. 

Intervenção

Aprovado pelos vereadores de Aparecida de Goiânia no último dia 6, o PL sofreu uma emenda solicitada pelo Sindsaúde para que o pagamento do piso fosse garantido a todos os agentes registrados no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Isso porque a minuta não incluía todos os profissionais e garantia o direito apenas aos agentes efetivos em exercício, o que contraria a Emenda Constitucional 120 que assegura um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022). Com intervenção do sindicato ainda foi possível que a prefeitura realizasse o pagamento retroativo ao mês de maio.

Em entrevista ao Sindsaúde, o prefeito Vilmar Mariano comentou que o dia 17 de outubro ficará marcado como um dia histórico na saúde pública do município. “Estou me sentindo feliz por sancionar esse projeto tão sonhado, esse é o maior reconhecimento que podemos dar aos nossos trabalhadores”, enfatizou o chefe do executivo.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud