Sindsaúde participa de cerimônia que institui programa “Brasil Sorridente” no SUS

Ontem, dia 8, a diretoria e filiados do Sindsaúde marcaram presença na cerimônia que sancionou o Projeto de Lei (PL) 8.131/2017 e inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como “Brasil Sorridente”, na Lei Orgânica da Saúde.

Com a retomada do “Brasil Sorridente”, os serviços de saúde bucal passam a ser um direito garantido por lei, previsto como acesso universal, equânime e contínuo, integrando o Sistema Único de Saúde (SUS) de forma definitiva. Desse modo, os serviços odontológicos não podem ser interrompidos ou colocados em segundo plano por gestores federais, estaduais e municipais.

Para a diretora do Sindsaúde, Dimitilde Valente, essa medida do atual governo federal é fundamental para o desenvolvimento da saúde pública no Brasil. “A falta de saúde bucal pode desencadear outros problemas de saúde nas pessoas. Por isso, a inclusão dos serviços odontológicos no SUS é um investimento muito importante que contribui diretamente com a qualidade da saúde pública de forma geral, favorecendo principalmente a população mais vulnerável em regiões onde falta assistência especializada”, afirma Dimitilde Valente.

Também estiveram presentes, o deputado estadual e diretor do Sindsaúde Mauro Rubem; os servidores filiados ao Sindsaúde, Uires Guerra e Lourdes Afonso; e o filiado ao Sindsaúde e presidente da Federação Interestadual de Odontologia (FIO), José Carrijo Brom, que fez o uso da palavra.

José Carrijo Brom, presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO)

Brasil Sorridente – O Programa Brasil Sorridente foi criado em 2014 para garantir o acesso aos serviços odontológicos por meio do SUS em 5,2 mil municípios, sendo ofertado em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Odontológica Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.

Investimento – Na ocasião, o Ministério da Saúde também anunciou a ampliação do atendimento com o credenciamento de 3.685 novas equipes de saúde bucal e 630 novos serviços e unidades de atendimento. Segundo a pasta, o investimento nessas novas habilitações soma R$ 136,87 milhões em 2023. Ao todo, 805 municípios brasileiros foram contemplados com os novos serviços e equipes de saúde bucal.