Sindsaúde participa de Seminário promovido pelas Frentes Parlamentares e busca apoio de deputados goianos para valorização dos servidores

 Sindsaúde participa de Seminário promovido pelas Frentes Parlamentares e busca apoio de deputados goianos para valorização dos servidores

Ontem (21), o Sindsaúde e o Sint-Ifes/GO, juntamente com o Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania, participaram do 1º Seminário das Frentes Parlamentares: “Limite dos juros e auditoria integral da Dívida Pública com participação popular” e “contra os juros abusivos”.

O debate foi norteado pelos questionamentos “Onde está o rombo das contas públicas? No serviço público ou no Sistema da Dívida?” e contou com a presença de diversas autoridades e entidades de classe para explanar o tema em defesa da Auditoria da Dívida e da valorização do serviço público.

“A discussão foi fundamental refletirmos e entendermos melhor como os juros abusivos e o sistema da dívida pública afeta diretamente os serviços públicos, impedindo a valorização dos servidores que vem sendo prejudicados com o achatamento salarial ao longo dos anos. Com isso, recursos que deveriam ser direcionados às políticas públicas essenciais à população acabam sendo absorvidos pelo sistema da dívida pública.”, destaca Ricardo Manzi, diretor do Sindsaúde Goiás.

Mobilização

Na oportunidade, o Sindsaúde e o Sint-Ifes/GO, juntamente com o Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania, também realizaram uma ação de mobilização nos gabinetes dos parlamentares goianos da Câmara de Deputados Federais em busca de apoio e articulações contra a reforma administrativa da PEC 32 e, principalmente, para que o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) enviado pelo Governo Federal à Câmara dos Deputados tenha recursos financeiros para reajuste dos servidores públicos em 2024.

“O PLOA ainda está em fase de análise nas Comissões Internas, mas não prevê recursos para conceder reajuste salarial aos servidores públicos. Por isso, a união das entidades sindicais é imprescindível para lutar por uma Auditoria da Dívida Pública com participação popular e pelo limite dos juros. Precisamos agir contra os fatores que depreciam e desvalorizam o serviço e o funcionalismo público”, afirma o diretor do Sindsaúde, Ricardo Manzi.

Além das palestras e debates, o evento também contou com a distribuição da cartilha “Auditoria da Dívida Pública: Ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil, desenvolvida pela Auditoria Cidadã da Dívida.

Confira a cartilha disponível para download.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud