Sindsaúde participa do 16º CECUT na Assembleia Legislativa de Goiás

No último sábado (12), os diretores do Sindsaúde participaram do 16º Congresso Estadual da CUT Goiás (CECUT) Jornalista Maísa Lima que aconteceu na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Mais de 200 delegados e delegadas participam do encontro que trouxe o lema “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas” visando mobilizações e alinhamentos que antecedem o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que ocorre entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo.

Para a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira, a participação do Sindsaúde, e de todas as entidades que compõe a CUT, é fundamental para fortalecer o propósito político e transformador da entidade na sociedade e construir a unidade de luta entre os sindicatos e movimentos populares que compõe o campo da esquerda progressista e democrática.

“Além da eleição da nova diretoria estadual, elegemos os delegados e delegadas que vão representar a CUT Goiás no evento nacional”, pontua Néia Vieira.

“É um momento ímpar poder contribuir com as propostas, reivindicações e estratégias de luta que compõem a união e representatividade da classe trabalhadora em Goiás”, afirma a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira.

Nova diretoria da CUT Goiás

O diretor do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Flávio Silva, foi eleito para assumir a presidência da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO) no quadriênio 2023-2027.

Na oportunidade, Flávio destacou o momento de reconstrução dos direitos da classe trabalhado diante dos desafios enfrentados nos últimos anos no estado e no país.

“Me sinto muito honrado de estar presidindo a CUT. Tivemos seis anos de desgoverno e agora temos um governo que recebe os sindicatos, o presidente Lula enfatizou que devemos cobrá-lo em relação as nossas demandas. Foram muitos ataques nos últimos anos, os trabalhadores perderam muito no Brasil. Podem contar comigo que vamos cuidar da CUT”, afirmou o presidente eleito da CUT-GO.

16º Congresso Estadual da CUT Goiás (CECUT)

Comandada pela presidenta da CUT-GO, Bia de Lima, o congresso teve início com a composição da mesa para a análise de conjuntura política nacional, internacional, estadual e municipal, além da leitura do regime interno, aprovado por unanimidade por todos e todas presentes.

A presidenta da atual gestão, Bia de Lima, destacou a importante e relevante atuação da atual gestão da CUT-GO. “É uma experiência, um preparo, e uma escola extraordinária. Quem é dirigente sindical não olha para si, olha para a coletividade. E quando a gente olha para a coletividade, a gente sabe o quanto muitas pessoas sofrem, precisam de direitos. Quando você se propõe a lutar em favor de todos, a experiência enriquecedora, queira ou não, é da pessoa que se propõe. Nesse sentido sou muito agradecida aos companheiros e companheiras que me proporcionaram a oportunidade de presidir a CUT-GO por três vezes”, disse.

Participam os/as fundadores/as da Central goiana, Sandra Cabral e Delúbio Soares; secretária de Gestão da Promoção Nacional da Igualdade Racial, Iêda Leal; diretora da CUT Brasil Fátima Veloso; economista do Dieese Max Leno; deputada federal Adriana Acorssi; deputado estadual Mauro Rubem; e demais representantes sindicais e políticos.