Sindsaúde participa do XXXVII Congresso Conasems que acontece em Goiânia

A diretoria do Sindsaúde e da Fenasce participa do 37º Congresso do do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que acontece do dia 16 a 19 de julho em Goiânia, considerado o maior evento de saúde pública da América do Sul.

O encontro segue repleto de atividades como painéis técnicos, mostras, exposições e oficinas que evidenciam reflexões, possibilidades e estratégias norteadas pelo tema desta edição: O SUS que falta no Brasil.

Para o vice-presidente do Sindsaúde/GO e diretor da Fenasce, Aliandro Paulo, o 37º Congresso Conasems é uma oportunidade de reforçar a proporção dos avanços conquistados pelo SUS no Brasil. “A integração entre os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde dos estados é fundamental para que o SUS continue avançando com propostas e projetos no Brasil que queremos. No entanto, temos a obrigação de reconhecer e valorizar as conquistas de uma trajetória de mais de 32 anos do SUS”, afirma Aliandro Paulo.

Já a diretora do Sindasaúde/GO e da Fenasce, Elaina Silva, aponta para a importância da participação das entidades sindicais, movimentos, conselhos e usuários no desenvolvimento e consolidação do SUS. “Os objetivos que visam a consolidação do SUS surgem a partir das mudanças e necessidades de saúde da população de acordo com a realidade social que nos encontramos atualmente”, declara.

“Por isso, a participação de representantes das causas sociais nesse processo de discussão e análise é muito significativo para continuarmos construindo e fortalecendo o SUS, uma política pública brasileira vista como referência para diversos países”, complementa Elaine Silva.