Sindsaúde – Presente no Dia Nacional de protestos contra a Reforma Administrativa

O Sindsaúde – GO e as entidades que fazem parte do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania entraram em consonância com as demais manifestações que ocorreram nesta quinta-feira, 10 de dezembro, em todo território nacional para protestar contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº32/2020, conhecido como a Reforma Administrativa proposta pelo Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo Ministro da Economia, o banqueiro Paulo Guedes. Em Goiânia o Ato em protesto foi solidário no HEMOGO e as entidades solicitaram a presença de seus integrantes para doação de sangue.

A PEC 32/20, que tramita no Congresso Nacional em Brasília, altera inúmeras garantias constitucionais dos servidor@s públicos, modifica e fragiliza a estabilidade e a forma de ingresso no serviço público. Abre para o capital privado (empresas) a venda de serviços públicos e dos postos públicos (unidades de saúde, universidades e institutos técnicos de ensino público) duramente construídos ao longo de anos e anos com dinheiro dos impostos do povo brasileiro. O Governo Federal quer vender o que é do povo, para que o povo passe a pagar por saúde e educação.

Com a PEC 32, Bolsonaro e Guedes querem impor a privatização de serviços para dar lucro a grupos empresariais, bancos e seguradoras donos de planos de saúde, acabando com a gratuidade e a universalidade do SUS. Acabaria ainda, com direitos dos servidor@s públicos federais, estaduais e municipais, como a estabilidade e a progressão na carreira, abrindo a possibilidade para a redução salarial, de carga horária e a demissão, já a partir da aprovação da PEC, ao contrário do que diz o governo.

O Governo mente.

Paulo Guedes afirmou que a Reforma Trabalhista (RT) iria gerar milhões de empregos. Após 2 anos desta Reforma, temos o maior índice de desemprego desde de 2014 no Brasil, a triste marca é registrada por 13,8 milhões de desempregados no país em 2020. O que a RT criou foi uma categoria de trablhador@s chamados de desalentados ou uberizados, que não tem nenhuma garantia trabalhista ou seguridade social.

Sem servidor@s públicos, não há serviço público. É preciso acordar e manifestar porque depois que o SUS acabar, não vai adiantar.

A realização deste Dia Nacional de Luta Contra a Reforma Administrativa foi decidido em reuniões virtuais dos Fórum Estaduais Unificados em Defesa do Serviço Público, e em Goiás o Ato teve características próprias.

Em Goiânia, o Dia Nacional de Luta Contra a Reforma Administrativa: em defesa do serviço público eu doo sangue, aconteceu juntamente com uma doação de sangue em massa dos participantes dos movimentos sociais de classe que fazem parte do Fórum Goiano, no HEMOGO, Hemocentro de Goiânia, que em virtude da pandemia vem sofrendo com os estoques de sangue em situação crítica.