Sindsaúde questiona CONASEMS sobre vagas para curso de capacitação dos ACS e ACE

 Sindsaúde questiona CONASEMS sobre vagas para curso de capacitação dos ACS e ACE

Pelo menos 200 mil Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemia (ACE) de todo o País ficaram de fora do curso de capacitação promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS). E, embora a iniciativa tenha recebido adesão de 98% dos municípios, o órgão não deu previsão para abertura de novas turmas. O curso é ofertado gratuitamente de forma online para servidores da categoria.

Em reunião com representantes do CONASEMS, a diretora do Sindsaúde, Elaine Silva, destacou a importância da abertura de novas vagas urgentemente. “Foram abertas apenas 200 mil vagas, isso é apenas metade do número de servidores que nós temos em todo o Brasil. Além disso, existe uma Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 18 de 2022, que estabelece um piso de até três salários-mínimos para Agentes com formação em curso técnico”, explica.

Outro ponto levantado pela diretora é relacionado à participação de ACS e ACE Readaptados no curso de capacitação. Esses trabalhadores são àqueles afastados da função e realocados em outras áreas por motivos de doença. “Esses servidores não estarão em campo, realizando o trabalho de ACS e ACE, então a prioridade deveria ser para os agentes que estão em atuação, o que não foi feito pelo CONASEMS ”, pontua Elaine.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud