Sindsaúde realiza ação com trabalhadores de Goiânia em visita à UBS do Residencial Grajaú

 Sindsaúde realiza ação com trabalhadores de Goiânia em visita à UBS do Residencial Grajaú

Nessa quarta-feira (12), a diretoria do Sindsaúde e da Fenasce realizaram uma ação com os trabalhadores da Unidade de Saúde Básica (UBS) do Residencial Grajaú, em Goiânia, para ouvir demandas e orientar os servidores sobre diversas questões como carreira e direitos trabalhistas.

Os principais esclarecimentos foram voltados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) em relação aos direitos da categoria regulamentados pela Emenda Constitucional nº 120 e pela Lei nº 13.595/2018, conhecida como Lei Ruth Brilhante.

“O município de Goiânia não atualizou o salário do ACS e ACE de acordo com o salário mínimo vigente determinado em Lei. Por isso, continuaremos mobilizados para cobrar da gestão municipal o nosso direito”, afirma Elaine Silva, diretora do Sindsaúde.

Na ocasião, a categoria também foi orientada sobre a assessoria jurídica oferecida pelo Sindsaúde. “Além da questão da atualização salarial, o ACS e ACE pode entrar com ação judicial para cobrar a garantia da irredutibilidade de vencimento diante do repasse de 3% que não foi feito pela prefeitura à categoria que tem esse direto”, explica Elaine Silva.

Outros esclarecimentos de interesse do ACS e ACE também foram abordados, como aposentadoria especial, o limite das atribuições em relação às visitas residenciais e o incentivo financeiro que não é reconhecido pela legislação municipal de Goiânia. Por fim, também foi pontuado perspectivas da categoria sobre os Projetos de Lei 3.044/22 e 479/23 que tramitam na Câmara de Deputados.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud