Sindsaúde realiza Assembleia com ACS e ACE de Anápolis e categoria aceita proposta do executivo de adicional de produtividade

Hoje (7), a diretoria do Sindsaúde esteve em Anápolis, em Assembleia com o Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), para discutir com a categoria a proposta apresentada pelo prefeito do município para a implantação do adicional de produtividade.

Mediante votação dos trabalhadores, houve a deliberação de aceitar proposta da Prefeitura de Anápolis para a implantação do adicional de produtividade. O Sindsaúde apresentará uma minuta ao executivo com o planejamento de critérios e metas para que os servidores recebam o adicional de 20%.

A presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, alerta que a produtividade é um adicional que também depende diretamente de boas condições de trabalho para o desempenho das funções. “Os trabalhadores precisam ter condições adequadas de trabalho que as suas funções necessitam. É preciso ter internet, computador e estrutura para garantir que esses profissionais sejam, de fato, valorizados. Não podemos usar gratificações como moeda de troca em período de eleição, nós queremos a valorização da categoria”, Frisou Néia.

Também estiveram presentes o vice-presidente do Sindsaúde e diretor da Fenasce, Aliandro Paulo, e a diretora do Sindsaúde, Silvia Regina.

Retirada das gratificações de funções

Essa proposta negociada com o executivo municipal é uma alternativa para substituir o pagamento das gratificações de funções, retiradas com a publicação do Decreto Nº 49.808/24, publicado nessa última segunda-feira (5), no Diário Oficial do Município (DOM) de Anápolis, que causou grande insatisfação nos trabalhadores.

Em reunião ontem (6), o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, disse que a decisão de retirar a gratificação dos servidores ocorreu como medida de redução de gastos dos cofres público, alegando também que a categoria já estaria sendo valorizada com o adicional de insalubridade que passou a ser pago pela determinação da EC 120/2022.

Em resposta, o Sindsaúde questionou a decisão que desvaloriza trabalhadores imprescindíveis no serviço de atenção primária da saúde pública, momento em que foi proposto o adicional de produtividade como forma de substituir as gratificações de funções, que permanecem somente em casos específicos em que o trabalhador é designado para mais de uma função.