Sindsaúde realiza seminário sobre combate de práticas de assédio no ambiente de trabalho

O Sindsaúde realizou, nessa última quarta-feira (6), o Seminário “Dignidade para todos. Assédio jamais!”, com o objetivo de orientar e envolver a participação dos trabalhadores nas questões relacionadas às práticas de todos os tipos de assédio no ambiente de trabalho.

Para a presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, o tema do seminário é fundamental para discutir questões que envolvem a saúde do trabalhador e o ambiente de trabalho. “O Sindsaúde recebe diversas denúncias de assédio e precisamos falar mais a respeito desse assunto. Também percebemos que muitas práticas de assédio contra os servidores da saúde estão vinculadas às formas de gestão privatizadas e terceirizadas das unidades”, afirmou Néia.

“Precisamos divulgar o tema para que os trabalhadores tomem consciência dos seus direitos, de como devem se proteger e onde devem denunciar. Por isso, lançamos uma cartilha de prevenção ao assédio no trabalho que também será distribuída nas ações sindicais e unidades de todo o estado para levar informação aos trabalhadores, mostrando os locais e canais de denúncia que o trabalhador pode entrar em contato caso ele tenha sido vítima de assédio”, destacou a presidente do Sindsaúde, Néia Vieira.

O Seminário “Dignidade para todos. Assédio jamais!” também contou com a presença da diretora de saúde do trabalhador do Sindsaúde, Marlene França; do superintendente de Gestão Integrada da Secretaria de Estado da Saúde, Thalles Paulino de Ávila; do presidente da Central Única dos Trabalhadores do Estado de Goiás, Flávio Alves da Silva; e do representante da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), Antônio Alves, que compuseram a solenidade de abertura do evento.

Na mesa redonda, o debate aconteceu com a participação da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Danniella Davidson; da diretora do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas e Secretaria Nacional Adjunta de Saúde do Trabalhador da Central Única dos Trabalhadores, Élida Rachel Miranda Sousa; e da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Goiânia; Amanda Ferreira Paes Landim Ramos.

Assista ao vídeo de lançamento da campanha
“Dignidade para todos. Assédio Jamais!”