Na Praça Cívica, profissionais da enfermagem reivindicam condições de trabalho e valorização

*Publicada em 12.05.2020 às 12h36

Respeitando o distanciamento social, cerca de 50 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do setor público e privado realizaram ontem (12), na Praça Cívica, em Goiânia, um ato para reivindicar melhores condições, carga horária, salário justo e prestar solidariedade aos 109 profissionais mortos pela Covid-19. A presidente do Sindsaúde, Flaviana Alves, e demais diretores do Sindsaúde-GO marcaram presença.

De frente para o Monumento às Três Raças, os trabalhadores usaram faixas, cartazes, cruzes, e uma faixa preta que lembrava os 3.800 profissionais infectados pelo coronavírus no Brasil. Uma faixa exibia a mensagem: Enfermagem goiana em luto pelos profissionais que morreram cuidando de outras vidas!

Diretora do Sindsaúde e enfermeira, Luzinéia Vieira expõem que a categoria vem sofrendo com as condições precárias de trabalho. “A enfermagem enfrenta hoje uma situação bastante grave porque faltam equipamentos de proteção individual, há sobrecarga de trabalho com jornadas exaustivas e falta valorização profissional. Esses trabalhadores estão adoecendo nos seus locais de trabalho”, frisou.

Já a presidente do Coren-GO, Ivete Barreto, lembrou que “enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem estão doando de si, literalmente, para prestar assistência à população”. Ela acrescentou ainda que espera que esse momento não seja esquecido e que as lutas da categoria possam receber apoio dos pacientes que estão sendo assistidos.

O ato foi organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO), em parceria com o Sindsaúde-GO, Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (Sieg) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), e marcou o início da Semana da Enfermagem, tradicionalmente, celebrada a partir de 12 de maio.