Rachaduras, falta de insumos e até de álcool preocupam servidores do centro de saúde da Vila Canaã

 Rachaduras, falta de insumos e até de álcool preocupam servidores do centro de saúde da Vila Canaã

O Sindsaúde estive no Centro de Saúde da Vila Canaã para averiguar denúncias de falta de condições de trabalho e de atendimento. “Nos deparamos com uma situação muito preocupante e que inclusive, oferece risco a servidores e usuários”, conta Irani Tranqueira, diretora do Sindicato. A visita ocorreu ontem (1.º).

Paredes com rachaduras, falta de recipientes adequados para o descarte de agulhas, falta de insumos, torneiras estragadas, cadeiras quebradas e infiltrações. Esses foram alguns dos problemas encontrados na unidade. “Essa unidade está pedindo socorro! É um absurdo que, em plena pandemia, faltem profissionais e insumos básicos como álcool, por exemplo”, protestou a secretária de Saúde do Trabalhador do Sindsaúde, Marlene Soares, que também participou da visita. 

Para Irani Tranqueira, a unidade tem funcionado graças à persistência dos servidores. “Apesar de tantos obstáculos que deixaram a unidade em situação crítica, os servidores continuam se desdobrando para não interromper o atendimento aos usuários que procuram a unidade”, enfatizou.

Solidariedade

Segundo relatos dos trabalhadores, a situação estaria pior se não fosse a intervenção da comunidade local. Na medida que podem, os usuários fazem reparos improvisados na unidade como a construção da rampa de acesso e concerto das caixas coletoras de esgoto.

Na ocasião, o Sindsaúde coletou depoimentos e registrou em fotos a situação da unidade. O Sindicato pretende se reunir com usuários e com os conselhos local e municipal para discutir a gravidade do caso.

Para a secretária Geral do Sindsaúde, Flaviana Alves, que também é conselheira municipal de saúde, o Centro de Saúde da Vila Canaã necessita de reforma urgente. Flaviana lembra que foi publicada na edição do Diário Oficial do Município do dia 05/01/2021 uma emenda impositiva no valor de R$ 266.380,91 destinada a custear a reforma da unidade, mas até o momento “não saiu do papel”.

Emenda impositiva para reforma do CS Vila Canaã

Hemocentro de Goiás

Na mesma ocasião, o Sindicato também visitou o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Dr. Nion Albernaz (Hemogo). O Hemocentro é uma das unidades que pertence a Hemorrede Pública de Goiás e passou por reforma após sua terceirizado. A ampliação foi bancada pelo Governo de Goiás e custou R$ 9 mi (nove milhões).

Irani Tranqueira ressalta que a realidade é bem diferente daquela que se viu no Centro de Saúde da Vila Canaã. “Diante do que vimos na Vila Canaã e nas outras unidades, temos a impressão de que a estratégia adotada é sucatear para depois terceirizar. Isso é lamentável porque terceirização não combina com o SUS e, sequer, é sinônimo de bom atendimento” finaliza.

Veja alguns dos registros feitos no CS da Vila Canaã

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud