PREVIDÊNCIA: deputados rejeitam emenda que poderia proteger servidores

 PREVIDÊNCIA: deputados rejeitam emenda que poderia proteger servidores

*Publicada em 26.08.2020 ás 16h50

Projeto de lei da Governadoria aprovado ontem (25), na Assembleia Legislativa de Goiás e que propõe a separação dos recursos destinados ao custeio da previdência dos servidores estaduais teve emenda rejeitada pela maioria dos deputados da Casa. O projeto pode gerar déficit na Previdência.

O fato é que a redação ambígua do texto e ausência de debate sobre a alteração motivou a apresentação de emenda pelo Sindsaúde-GO em parceria com a deputada Adriana Accorsi (PT). A emenda foi rejeitada por 19 votos contrários e cinco favoráveis. Já o projeto de lei (3323/2020) foi aprovado em primeira votação por 21 votos a 10.

Entenda

Alegando déficit mas sem apresentar qualquer cálculo atuarial, o Governo de Goiás quer a criação do Fundo Financeiro (Fundo Financeiro do RPPS e Fundo Financeiro dos Militares) e do Fundo Previdenciário (regime de capitalização).

A Governadoria justificou que embora, “aumente o déficit previdenciário em curto e médio prazo”, a medida “reduz os esforços estatais para realizar o pagamento da folha previdenciária”.

Porém, a mudança traz riscos para ativos e inativos. O Artigo 8º do projeto propõem que “na constatação de déficit atuarial no Fundo Previdenciário, deverão ser implementadas, no prazo máximo de 12 (doze) meses, medidas para o seu respectivo equacionamento”. Como não há o detalhamento de quais serão essas medidas, o receio é que o Governo possa aumentar a alíquota do servidor que já é a maior do país (14,25%).

O Estado ainda poderá igualar sua contribuição à do servidor. A contribuição do gestor (patronal) costuma ser o dobro da contribuição previdenciária do trabalhador.

Para o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi, Mais uma vez o Estado tenta fazer alterações sem consultar a parte mais interessada: o servidor público. “Nós vamos continuar acompanhando e trabalhando para evitar mais prejuízos ao servidor público”.    

*Com informações do portal da Alego

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud