ESTADO: Sindicatos realizam assembleia conjunta para avaliar proposta de pagamento da data-base

Sindicatos e associações convocam o funcionalismo estadual para participar de uma assembleia conjunta, no dia 8 de março, às 10h, em frente ao antigo prédio da Assembleia Legislativa de Goiás (Bosque dos Buritis). O objetivo é avaliar a proposta de pagamento da data-base apresentada pelo Governo de Goiás no percentual de 10,16%.

Na sexta-feira (4), governo anunciou, uma proposta para recompor as perdas salariais dos servidores do Executivo. A equipe de Ronaldo Caiado apresentou o percentual de 10,16% como teto para a negociação da data-base. O valor está abaixo do índice necessário para compensar as perdas salariais acumuladas nos quatro anos da atual gestão (25,5%).

O anúncio oficial foi feito pelo secretário da Governadoria, Adriano Rocha, através de uma coletiva de imprensa na noite de sexta-feira após reunião com entidades sindicais e associações. O governo justificou o teto com base no Regime de Recuperação Fiscal do Estado (RRF).

O Sindsaúde acredita que a índice poderia ser melhorado já que a situação financeira do Estado permite um reajuste maior. Com base na proposta de apenas 5,5% apresentada inicialmente pelo Governo, o Sindsaúde-GO solicitou um estudo ao Dieese a fim de conhecer de forma aprofundada as finanças do Estado. Na quinta-feira (3), o Dieese apresentou o resultado. O governo tem condições financeiras e fiscais de conceder até 4 vezes esse percentual sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.