CONSINDSAÚDE! “Chegamos ao final com sensação de missão cumprida”, afirma presidente do Sindsaúde

O IX ConSindsaúde, realizado entre os dias 7 e 10 de setembro, reuniu cerca de 150 participantes vindos de diversos municípios. Também chamados de delegados sindicais, os congressistas representaram os trabalhadores dos respectivos municípios. Foram aprovados, durante o congresso, o novo Plano de Lutas e a Carta de Princípios do Sindsaúde.

Chegamos ao final de mais um congresso com a sensação de missão cumprida! Nesses quatro dias, refletimos; debatemos; divergimos; e construímos. Aprovamos a carta de princípios, trabalhamos a formação sindical e o empoderamento dos trabalhadores com o intuito de fortalecer a luta pela conquista e ampliação de direitos”, destaca a presidente em exercício do Sindsaúde, Néia Vieira.

Além das decisões importantes tomadas durante o congresso e que refletirão pelos próximos anos, o IX ConSindsaúde também foi palco de debates relevantes para a manutenção e ampliação de direitos trabalhistas e para o fortalecimento da saúde pública.

Convidados

Personalidades como o cientista social e diretor Técnico do Dieese, Fausto Augusto Júnior; a diretora da CUT Nacional/Secretária Geral do Sindsaúde-SP e diretora da FENACSAÚDE, Célia Regina Costa; doutora em Saúde Pública – Docente da Fiocruz DF e Ex. Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Sousa; ex-diretor da CNTSS/CUT e ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde e Membro do Setorial Nacional de Saúde do Partido dos Trabalhadores; Francisco Batista Júnior; e a economista e supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese – Regional Goiás), Leila Brito.

Debatemos o financiamento do SUS, a possibilidade de uma carreira única no SUS, a valorização do trabalhador, entre outras. Temas a certeza de que o IX ConSindsaúde contribuiu de forma salutar para a construção de uma realidade mais justa para o trabalhador da saúde”, complementa a presidente.

O ConSidsaúde ocorre a cada três anos e tem se consolidado como espaço de discussão sobre condições de trabalho, desmonte do SUS, direitos trabalhistas, saúde pública e direitos sociais. Nele, são reunidos nomes de destaques na luta em defesa do trabalhador, do SUS e dos direitos sociais.

33 anos

O encerramento do IX ConSindsaúde foi marcado pela festa em comemoração aos 33 anos de fundação do Sindsaúde-GO. Fundado em 10 de setembro de 1989 em Assembleia Geral, o Sindsaúde foi forjado na luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde em Goiás. Portanto, sua trajetória se entrelaça com a criação do Sistema Único de Saúde.