Impressões sobre o 8º ConSindsaúde-GO

*Publicada em 09.12.2019 às 17h10

O 8º ConSindsaúde durou três dias (4,5 e 6) e pela primeira vez, ocorreu na sede do Sindsaúde. O evento reuniu palestrantes goianos e de outros estados engajados com a causa dos trabalhadores e dispostos a contribuir com a formação do trabalhador. Representantes de diversas entidades compareceram para prestigiar o evento. O Congresso também resultou na aprovação de propostas importantes para que o Sindsaúde-GO continue avançando rumo à defesa do servidor. Veja como diretores do Sindsaúde avaliaram a oitava edição do congresso:

Flaviana Alves – Presidenta do Sindsaúde-GO

“O 8º ConSindsaúde nos surpreendeu pelo número de delegados participantes e pelo o resultado! Tivemos, em média, 130 delegados vindo de todo o estado. Sem dúvidas, foi o melhor congresso, no melhor espaço, em ambiente adequado e sobretudo, repleto de muitas parcerias. Recebemos o apoio do Movimento da Terra, do Movimento dos Educadores Populares e dos palestrantes que, prontamente, se dispuseram a participar. Por isso, saímos deste congresso muito felizes visto que ele foi uma oportunidade imensa para reafirmarmos nossa Carta de Princípios, de retomarmos a luta e reiterarmos o nosso compromisso em defesa do SUS e da classe trabalhadora onde estivermos”.

Luzinéia Vieira – Secretária Geral do Sindsaúde-GO

“Organizar o 8º ConSindsaúde não foi nada fácil, mas foi extremamente prazeroso! Quando a gente termina e observa que, com o apoio de todos, nós cumprimos uma tarefa, conseguimos reunir esse número de pessoas para discutir assuntos que são tão importantes e caros para a organização sindical, temos a sensação de dever cumprido!”

Ricardo Manzi – Vice-presidente do Sindsaúde-GO

“Durante esses três dias, fizemos uma discussão ampla, coletiva e democrática com todos os delegados e delegadas. Ela resultou em um relatório sobre o diagnóstico da situação que estamos vivenciando e que aponta o caminho necessário para que o Sindsaúde possa avançar na defesa dos trabalhadores, em defesa do Sistema Único de Saúde e de todas as políticas públicas para a sociedade. Também foi aprovado o Plano de Lutas para os próximos 3 anos com pautas nacionais, estaduais, municipais, locais e aquelas que não são exclusivas da saúde, mas que têm interface com a ela”.

Fátima Veloso – Sec. de Saúde do Trabalhador do Sindsaúde-GO

“O diferencial do 8º ConSindsaúde são duas questões: a primeira é que são 30 anos de luta em defesa do SUS, na defesa dos direitos dos profissionais de saúde e da classe trabalhadora desse país; a segunda questão deve-se ao contexto histórico que estamos vivenciando neste momento que é a destruição total dos nossos direitos e o desmonte do Estado Brasileiro. Por isso, priorizamos pontos fundamentais neste congresso para assegurarmos o fortalecimento da luta. Além disso, esse foi o primeiro congresso realizado no Sindsaúde. Foi muito importante para que os delegados e delegadas conhecessem esse espaço, que sempre foi muito bonito e bem cuidado. Porém, o mais importante é que nós saímos realizados, vivos e cheio de esperança”.