Em reunião com Fórum de Servidores para discutir pagamento da data-base, governo apresenta índice abaixo do esperado

 Em reunião com Fórum de Servidores para discutir pagamento da data-base, governo apresenta índice abaixo do esperado

Para discutir o pagamento da data-base, o Fórum Estadual em Defesa dos Servidores e dos Serviços Públicos de Goiás, entidade da qual o Sindsaúde faz parte, se reuniu nesta quinta-feira (22), com a equipe do governo Caiado. O índice apresentado pelo governo ficou abaixo das expectativas dos servidores.

A reunião ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e contou com a participação do Secretário-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, do Secretário de Estado de Administração (Sead), Francisco Sérvulo Freire Nogueira, e o Procurador Setorial, Daniel Garcia de Oliveira.

O índice proposto pelo governo para repor as perdas inflacionárias, não atende a reivindicação das entidades representativas dos servidores. A equipe de Caiado propôs apenas o pagamento da data-base referente à inflação, utilizando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2023, que foi de 3,71%.

A justificativa do governo é de que o estado de Goiás possui impedimentos em conceder qualquer índice superior, considerando as limitações orçamentárias e fiscais. No entanto, o Sindsaúde e os demais sindicatos vão se reunir na próxima quarta-feira (28) para preparar uma contraproposta de reposição salarial a ser levada ao governo.

Entendemos que essa proposta pode e deve ser melhorada. O funcionalismo público acumula uma defasagem salarial de aproximadamente 80% ao longo dos últimos governos. Parte dessa perda ocorreu já no governo caiado. Por isso, vamos nos debruçar sobre uma contraproposta que atenda às necessidades e valorize o trabalhador”, enfatiza a presidente do Sindsaúde, Néia Vieira.

O descontentamento do Sindsaúde quanto ao índice apresentado ocorre em um cenário em que o governo Caiado aprovou a segunda maior alíquota previdenciária do país, de 14,25%, inclusive para os aposentados e pensionistas do estado, retirou direitos como quinquênios e licença-prêmio, mantém em atraso 3 datas-bases, não cumpre decisão judicial referente às datas-bases (2007 a 2010) e excluiu servidores da reestruturação da nova lei do plano de carreira da Secretaria de Estado da Saúde.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud