Entidades da área da saúde promovem debate com candidatos ao governo de Goiás

Os candidatos ao governo de Goiás Daniel Vilela (PMDB), Kátia Maria (PT), José Eliton (PSDB), Marcelo Lira (PCB), Ronaldo Caiado (DEM) e Weslei Garcia (Psol) foram convidados por cerca de 40 entidades da área da saúde a debater o tema. O debate será realizado nesta quarta-feira, dia 19, a partir das 18 horas, na sede da Adufg (9ª Avenida, 193, Vila Nova).

A propostas das entidades é discutir questões centrais para a área da saúde, como financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); atendimento à população, da atenção básica aos procedimentos de alta complexidade; gestão das unidades, em especial a adoção da gestão por Organizações Sociais (OSs) e a valorização dos profissionais.

O debate será dividido em três blocos, sendo que no primeiro os candidatos respondem a perguntas da Comissão Organizadora. No segundo bloco, serão encaminhadas perguntas das entidades e, por último, os candidatos terão a oportunidade de falar sobre o que os diferenciam dos demais.

Entre as entidades promotoras estão os conselhos Estadual e Municipal (de Goiânia) da Saúde, o Sindsaúde, o Diretório Central dos Estudantes da UFG e vários centros acadêmicos de cursos de formação de profissionais da saúde. O debate será mediado pela jornalistas Maria José Braga, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Imagem: Universia/Shutterstock