Servidores da saúde de Aparecida de Goiânia iniciam greve na segunda (11)

A decisão foi tomada no último dia 5 durante assembleia geral da categoria. Sem avanços nas negociações entre o Sindsaúde e a prefeitura de Aparecida de Goiânia, os servidor@s da Secretaria Municipal de Saúde vão cruzar os braços por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (11).

Os trabalhador@s estarão concentrados em frente ao Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Nova Era, a partir das 8 horas. A unidade será um dos pontos de concentração dos grevistas até o fim do movimento.

Atendimento

Nesse período, serão mantidos os serviços de urgência e emergência conforme determina a Lei de Greve. A paralisação poderá afetar serviços prestados pelos Centros de Atendimento Integral à Saúde; Unidade de Pronto Atendimento; Programa de Saúde da Família; Maternidade Marlene Teixeira; Centro de Especialidade Médica; Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica.

Apesar das exaustivas tentativas de diálogo, a gestão continua relutante em negociar as reivindicações referentes à Lei do Plano de Carreira (85/2014) e a outros direitos do servid@r, os trabalhador@s da Saúde.

Tentamos evitar que a situação em Aparecida de Goiânia culminasse em uma paralisação, mas a falta de empenho da gestão não deixou alternativas”, ressaltou a presidente do Sindsaúde, Flaviana Alves.

Reivindicações

Os servidor@s querem que o município cumpra a Lei, inclusive aplicando imediatamente a progressão funcional prevista no plano já que o prejuízo acumulado sob o salário passa dos 12%. Garantir os direitos da categoria, oferecendo melhores condições de trabalho, também é assegurar ao usuário do SUS, condições adequadas de atendimento.

Veja a pauta completa de reivindicação:

1. Progressão Imediata do plano de carreira com pagamento retroativo;
  2. Melhores condições de trabalho e de assistência;
  3. Prorrogação da lei e reajuste da gratificação do plano de carreira.
  4. Pagamento da gratificação de Insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde, dentre outras categorias;
  5. Criação da gratificação para supervisores dos Agentes de Combate às Endemias;
  6. Correção do valor da data-base 2018. O índice aplicado pela prefeitura foi de 1,31% enquanto deveria estar entre 2,40% e 2,80%.
  7. Vale-alimentação;
  8. Vale-transporte.