Sindsaúde denuncia ao CorenGO possível irregularidade na escala da enfermagem em Cristianópolis

Imagem/freepik

Após relatos de que a escala de trabalho da equipe de enfermagem do Hospital Municipal Marília Mendonça, em Cristianópolis-GO, está sendo assinada pela titular da secretaria municipal de Saúde, o Sindsaúde formalizou a denúncia ao Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO). O fato é que a confecção da escala de enfermagem por profissional que não é da área pode trazer riscos.

O entendimento é reforçado por um parecer do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (09/18) quando analisou a competência legal para a elaboração de Escala de Enfermagem. No documento, o Conselho alerta que a confecção inadequada da escala pode gerar confusão e a própria desassistência de enfermagem, bem como acarretar o exercício ilegal da profissão, colocando em risco trabalhadores, servidores e pacientes.

No parecer, o CorenRS ressalta ainda que “a elaboração da escala mensal constituiu-se em uma série de ações articuladas com o reconhecimento do quadro de funcionários, levantamento dos dados necessários para caracterização da clínica, comparação dos dados com a literatura e estruturação de uma proposta de ação discutida com os (as) Enfermeiros (as) do serviço considerando as necessidades e a realidade institucional”.

O Sindicato pediu ao CorenGO providências e celeridade na análise deste caso para que seja possível orientar devidamente as próximas ações em defesa dos direitos dos trabalhadores da Saúde”, reforça o diretor do Sindsaúde-GO, Erivânio Herculano.