Anápolis: após mobilizações, prefeito propõe pagar titulação em janeiro

Após cobranças do Sindsaúde, SindiAnápolis e de outras entidades representativas dos servidor@s de Anápolis, o prefeito Roberto Naves (PTB) recebeu, na última quinta-feira (22) uma comissão para discutir o pagamento da titulação do funcionalismo municipal. A reunião ocorreu na prefeitura e foi reflexo das mobilizações dos trabalhador@s.

Na ocasião, o prefeito fez uma contraproposta aos servidor@s. Ele propôs, inclusive mediante a assinatura de um termo de compromisso, efetuar o pagamento do adicional de titulação no mês de janeiro de 2019. No entanto, para que isso fosse possível, Roberto Naves afirmou que seria necessário reencaminhar ao Legislativo ainda em 2018, o projeto de lei aprovado em 2016 acompanhado do cálculo do impacto financeiro produzido pela concessão da titulação.

A justificativa da prefeitura é que, com essa medida, a gestão teria segurança jurídica para concessão do benefício. Além disso, segundo a equipe do prefeito, na data prevista do pagamento (janeiro), o Município estaria em melhor condição financeira o que possibilitaria o pagamento da titulação sem estourar o limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, ressaltou que “a prefeitura precisa assegurar o direito do funcionalismo e que desde 2016 os trabalhador@s anseiam, com absoluta legitimidade, o recebimento dessa gratificação”. No entanto, ela enfatizou que a decisão de aceitar ou não a contraproposta caberá à categoria e isso acontecerá no próximo dia 27, quando haverá uma nova mobilização no pátio da prefeitura.

Data-base

Na ocasião, também foi discutido o pagamento da data-base. Roberto Naves prometeu, se conseguir reduzir o índice de gastos da prefeitura, restituir aos servidores a diferença de 3,75% referente à data-base de 2017. À época, Naves concedeu 6% de reajuste à educação com base no piso do professor e para a saúde e demais categorias, a reposição salarial concedida foi de 2,25% com base na inflação acumulada. A ideia seria promover a equiparação da reposição salarial.

Foto: SindiAnápolis