29 ANOS!O Sindsaúde e a luta para garantir o funcionamento do HGG

As ações do Sindsaúde marcaram a implementação e a consolidação do SUS em Goiás. Um exemplo, foi a luta pela reabertura do Hospital Geral de Goiânia (HGG) na década de 90. A unidade esteve fechada por 11 e só foi reaberta após a iniciativa do Sindsaúde com uma série de articulações e manifestações.

Em 1991, o hospital foi desativado porque passaria por uma reforma estrutural. No entanto, o HGG caiu no esquecimento das autoridades enquanto a população padecia sem atendimento. Diante da gravidade da situação, o Sindsaúde engajou na luta para que o hospital voltasse a atender os goianos o quanto antes.

Após uma mobilização história que envolveu outros sindicatos, alguns políticos e servidor@s, o HGG finalmente voltou a funcionar em 1998. Com a reabertura, foram contratados 1,6 mil funcionários.

Fundado em 1989, o Sindsaúde nasceu imbricado na luta pela construção do SUS e por isso, as grandes ações do Sindicato têm sempre duas colunas: a defesa do direito à Saúde para a sociedade e a defesa dos trabalhador@s da Saúde.

Nesses quase 30 anos, o Sindsaúde cresceu e permaneceu fiel aos seus objetivos: conquistar e ampliar os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras da Saúde e lutar para que a população tenha um atendimento digno por meio do fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, afirmou a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves.