AVANÇO: Sindsaúde retoma reuniões da Mesa de Negociação no Município de Goiás

Em defesa da valorização dos trabalhadores da saúde, o Sindsaúde retomou com a prefeitura do Município de Goiás, as discussões para a reimplantação da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS. A próxima reunião já tem data marcada.

O diálogo, após uma reunião prévia com a categoria no auditório da UEG, ganhou força com um encontro entre o Sindsaúde e o prefeito Anderson Gouvea, realizado no gabinete do prefeito, e que também contou com a participação da Secretária de Saúde, Ivone Marques.

Entre os tópicos debatidos estiveram a criação e implementação do PCCV, o registro de ponto dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Endemias (ACE), a reinstalação da Mesa Municipal de Negociação Permanente, adicional de insalubridade, bem como o piso salarial da enfermagem.

Mesa de Negociação

No âmbito da Mesa Municipal de Negociação Permanente, as tratativas avançaram significativamente, com o próximo encontro já agendado para o dia 12 de setembro, às 9h, no auditório da prefeitura. A expectativa é de que a continuidade das discussões resulte em um ambiente propício para o debate de temas fundamentais para os servidores da saúde.

Plano de carreira

A perspectiva da criação e implementação do Plano de Carreira também obteve progressos. Com a minuta praticamente pronta, resta apenas o cálculo do impacto financeiro na folha de pagamento. Na próxima reunião da Mesa de Negociação será pautada, justamente, o plano e o adicional de insalubridade.

Registro de ponto

Além do Plano de Carreira, o debate sobre o registro de ponto intrajornada para ACS e ACE ganhou espaço na reunião. A categoria apontou que a obrigatoriedade de retornar à unidade para efetuar o registro pode acarretar desafios à produtividade e agravar a exaustão dos agentes. A sensibilidade demonstrada pela gestão na compreensão dessas preocupações salienta a busca de soluções conjuntas.

Outras reivindicações

A agenda foi também marcada pela apresentação de outras reivindicações dos trabalhadores, abrangendo questões como folgas, melhoria nas relações de trabalho e regularização do repasse das contribuições ao INSS.

Demonstrando sensibilidade, a gestão compreendeu a importância das reivindicações e assegurou que irá avaliar cada apontamento apresentado pelo Sindicato.

Além da presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, participaram da reunião o vice-presidente do Sindsaúde, Aliandro Paulo, o diretor Ricardo Manzi, o representante Sindical de base do Sindsaúde, Lindomar Santos, e a presidente do Sindigoiás, Luzia Pedroso.