Campanha do Voto Consciente – live Sindsaúde – eleições 2020

Publicado em 19 de outubro de 2020, às 15h49

Com objetivo de orientar a classe trabalhadora e resgatar a consciência cívica para o momento do voto o Sindsaúde-GO realizará amanhã (20) às 19h30 a Live do Voto Consciente – Eleições 2020, com transmissão ao vivo pelo Facebook do sindicato.

O Sindsaúde publica no site semanalmente a Campanha do Voto Consciente, com informações e análises da conjuntura política e socioeconômica no Brasil, que traduzem a síntese das considerações e reflexões que os servidor@s públicos, trabalhador@s e a população precisam ter no momento do voto, nestas eleições municipais de 2020.

O Sindsaúde acredita que se observadas algumas condutas e linhas ideológicas, bem como, questões estruturais e comportamentais dos partidos políticos e dos seus candidatos (as) neste pleito municipal é possível que a escolha correta por nomes que realmente possam defender e representar os anseios dos trabalhador@s e da população. E possam após as eleições, ocupar suas cadeiras no executivo e legislativo goiano, cumprindo de fato tudo o que foi acordado no período de campanha.

Por que saber escolher é importante:

As eleições municipais em todo o Brasil ocorrerão nos dia 15 (primeiro turno) e 29 (segundo turno) de novembro.

São 5.570 municípios brasileiros que elegerão os mais de 19 mil candidatos à prefeitos, que na grande maioria das vezes terão poucos recursos próprios para pagar as despesas e promover políticas públicas. Segundo os dados apresentados pelo Tesouro Nacional (2019), existem 3,4 mil cidades brasileiras que possuem 80% dos recursos provenientes de repasses feitos pelo governo federal e pelos estados para conseguirem fechar as suas contas. E nos municípios goianos a realidade não é diferente.

O voto é o único instrumento que os (as) cidadãos (ãs) tem para eleger um gestor (a) municipal que atenda as demandas da população com o pouco ou quase nenhum recurso, durante 4 anos.

Para saber e votar bem:

É importante observar os diversos temas e propostas de uma campanha. Ter noções sobre o planejamento, propaganda e financiamento, incluindo estrutura de campanha, atribuições dos parlamentares, cálculo do quociente eleitoral e informações sobre legislação de combate às fraudes eleitorais, auxiliam o eleitor a compreender de onde vem o candidato.

A realização de uma análise crítica das notícias que circulam na Internet, a cobertura da imprensa, o discurso dos candidatos e suas motivações para concorrerem às eleições, dentre outros aspectos, como forma de evitar ser influenciado por fake news (notícias falsas), amplamente veiculadas nas redes sociais. Uma vez que as notícias falsas são o grande mal que devemos combater neste século.

Conhecer quem financia a campanha do seu candidato, qual a estrutura que ele dispõe, ajudam o eleitor a saber para quem o candidato irá realmente trabalhar após as eleições.

Conhecer quais serão as atribuições que ele ou ela deverão cumprir ao assumir o mandato é fundamental para poder cobrar a atuação deste prefeito ou vereador (a).

Saber qual partido ele pertence, quais são as linhas ideológicas deste partido, a título do seu candidato não poder realizar o que prometeu, porque seu partido político não permitirá, te fará entender quem é este candidato (a).

Saber identificar notícias, propagandas falsas e jamais compartilhar informações sem antes observar quem e se as fontes são idôneas (confiáveis). Compreendendo que não importa o número de seguidores e sim o conteúdo total de informações sobre a atuação na comunidade e na política do (a) candidato (a).

Estes e outros itens devem ser permanentemente questionados pelo eleitor e serão amplamente discutidos pelo amanhã (20) na Live do Sindsaúde. Participe e saiba mais.