CARREIRA: agentes preparam forte mobilização para quarta-feira no Paço Municipal

Está sendo construída para a próxima quarta-feira (10), uma grande mobilização com Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do município de Goiânia. O ato será realizado às 9h30 em frente ao Paço Municipal e reivindicará a inclusão das duas categorias no plano de carreira da Saúde (Lei 8.916/10).

Leia também: Adiada mobilização dos agentes no Paço Municipal

Nesta segunda-feira (8), diretores do Sindsaúde se reuniram com agentes do Distrito Sanitário Leste e Sudoeste para mobilizar os trabalhadores e acertar os detalhes da ação. Nas últimas semanas, o Sindicato esteve reunido com os agentes do Distrito Norte, Noroeste, Campinas-Centro, Oeste e Sul.

Mesmo pertencendo à Secretaria Municipal de Saúde, as duas categorias são as únicas que estão fora do plano de carreira específico dos servidores da Função Saúde (Lei 8.916/10). Apesar das promessas da atual gestão e de gestões anteriores, a inclusão de cerca de 2 mil agentes ainda não se efetivou.

O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, prometeu — durante a campanha eleitoral — atender à reivindicação da categoria, mas até o momento não houve avanços apesar de ser uma luta justa e legítima. As duas categorias têm um papel igualmente importante na prevenção de doenças e promoção de saúde dentro do SUS, por isso, é mais que justo reconhecer o trabalho por meio dessa valorização profissional”, enfatiza o diretor do Sindsaúde, Willian Matheus.

Plano de carreira

Se a reivindicação for atendida, ACS e ACE serão beneficiados com aumento de 6,12% a cada dois anos referente à mudança de letra (progressão); com a valorização do tempo de efetivo exercício que contará para o enquadramento no plano; terão ganho de 10 a 40% com base na Gratificação de Aperfeiçoamento e Titulação sobre o vencimento; além de contar com um ganho de 10 a 30% sobre o salário-base referente à gratificação de Difícil Acesso ou Difícil Provimento.