COVID-19: Sindsaúde segue concentrando esforços para proteger profissionais de saúde

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Sindsaúde-GO tem tomado uma série de medidas junto aos gestores para resguardar a integridade dos servidores da rede pública de saúde. Além de cobrar das autoridades, o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e de Proteção Coletiva (EPC’s), o Sindicato tem disponibilizado canais para denúncias.

O Sindsaúde tem ressaltado que esses profissionais estão na linha de frente do combate à doença, atuando em postos de saúde e hospitais focados em salvar o maior número de vidas possíveis.

Em mais uma ação nesse sentido, o Sindsaúde criou o Comitê Intersindical e de Conselhos Profissionais reúne diversas entidades goianas para unificar os esforços para o enfrentamento da pandemia do COVID 19 e garantir a proteção e saúde dos trabalhadores da saúde no Estado de Goiás.

O enfrentamento à COVID-19 exige responsabilidade, união e concentração de todos os esforços. Para tanto, o Sindsaúde-GO, além das medidas tomadas, também está à disposição das Secretarias de Saúde e demais órgãos para o combate à pandemia. Manter o isolamento social é uma das principais maneiras de enfrentá-la e para isso, é fundamental o apoio de toda a sociedade brasileira e de todas as instituições comprometidas com o país“, ressaltou a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves.

Veja o resumo das ações do Sindsaúde-GO em prol dos trabalhadores desde o início da pandemia:

• Formalizou denúncias dos trabalhadores para a Secretaria de Estado da Saúde e Secretarias municipais e cobrou providências;
  • Protocolou denúncias junto ao Ministério Público Estadual;
  • Protocolou denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho;
  • Reivindicou EPI’s e EPC’s por meio de ofícios encaminhados aos gestores;
  • Já recebeu mais de 100 denúncias relacionadas à falta de EPI’s nas unidades de saúde;
  • Disponibilizou material orientador para os profissionais de saúde sobre o o atendimento a pacientes infectados;
  • Criou o Comitê Intersindical e de Conselhos Profissionais para concentrar esforços na defesa dos trabalhadores;
  • Emitiu nota conjunta com entidades sindicais alertando para a importância de garantir proteção adequada para os trabalhadores;
  • Cobrou a aplicação de testes para detecção da Covid-19 nos profissionais de saúde;
  • Divulgou nota pública cobrando mais segurança para os trabalhadores no ambiente de trabalho;
  • Denunciou à imprensa a falta de condições de trabalho;
  • Montou plantão sindical para receber denúncias e dar esclarecimentos aos trabalhadores;
  • Colocou-se a disposição para auxiliar os governos na confecção e aquisição de EPI’s, inclusive financeiramente;
  • Insiste no diálogo constante com o Conselho Municipal de Saúde para avaliar as medidas de proteção junto à Secretaria Municipal de Saúde;
  • Cobra insistentemente dos gestores mais a contratação de profissionais para evitar a sobrecarga de trabalho nas unidades de saúde.