Determinados, servidores de Aparecida realizam assembleia e marcam outra manifestação para dia 9

Com o objetivo de pressionar a celeridade da aprovação da progressão e do piso nacional dos Agentes de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE), o Sindsaúde realizou na quarta-feira (01) a assembleia dos trabalhadores da saúde de Aparecida de Goiânia, em frente à Câmara Municipal.

Segundo o Sindicato, desde o dia 24 de agosto, o projeto do pagamento da progressão está parado na Secretaria da Fazenda, e o piso nacional dos agentes continua no gabinete do superintendente, Carlos Itacarambi. Diante disso, foi definido na assembleia um panelaço para o dia 9 de setembro, às 9 horas em frente a Prefeitura Municipal, localizada na rua Gervásio Pinheiro, no Residencial Solar Central Park.

O presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi afirma que após a assembleia, Itacarambi apresentou a finalização do processo que regulariza o piso aos agentes. Segundo o presidente, “o processo já consta como favorável a categoria, agora é pressionar para ser enviado o mais rápido possível à Casa Civil e depois ser votado na Câmara”

Sobre a progressão, após a assembleia, a secretária-geral Flaviana Alves e a diretora do Sindicato, Sirley Braga, foram até a Secretaria de Finanças cobrar celeridade no processo. De acordo com Flaviana, o projeto da progressão já devia estar na Câmara, pois “o parecer já havia sido elaborado na Mesa de Negociação Permanente, então nada justifica essa demora para despachar para votação”.

Além dessas pautas, os trabalhadores reivindicaram outros direitos trabalhistas que estão sendo negados pela gestão, como o pagamento da reposição salarial de 2020 e 2021, gratificação para todos os servidores que atuam na linha de frente ao Covid-19, inclusão dos motoristas de ambulância e servidores administrativos no plano de carreira.