Diretor do Sindsaúde integra grupo de trabalho para criar sistema nacional de Mesas de Negociação

Diretores do Sindsaúde participaram em Brasília, entre os dias 23 e 25 de maio, de uma importante reunião de planejamento da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro contou com a participação de representantes do Governo Federal e de entidades sindicais, incluindo diretores do Sindsaúde.

Uma das deliberações de destaque da reunião foi a proposta de criação de um grupo de trabalho para instituir o Sistema Nacional de Mesas de Negociação agregando estados e municípios.

O diretor do Sindicato, Ricardo Manzi, que na ocasião representou a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) integra esse grupo. “O objetivo central desse esforço é assegurar a implementação de mesas de negociação nos estados e municípios, criando espaços democráticos de diálogo entre gestores e trabalhadores”, explica Manzi.

Diretores Elaine Silva e Ricardo Manzi durante o encontro da MNNP-SUS em Brasília.

Pautas

Ainda durante as discussões, foram abordados temas como terceirização e precarização das relações de trabalho, a exemplo das Organizações Sociais (OSs) em Goiás. A saúde do trabalhador e o fortalecimento do SUS foram pontos-chave do encontro. Também se discutiu a necessidade de realizar um diagnóstico para conhecer a realidade da classe trabalhadora da saúde e buscar soluções efetivas.

A participação ativa do Sindsaúde-GO nessa iniciativa, por meio dos diretores Ricardo Manzi e Elaine Silva (representando a Fenasce) permite que as demandas dos trabalhadores do SUS sejam consideradas durante as negociações.

Elaine Silva destaca que a retomada das reuniões da Mesa de Negociação “visa fortalecer o diálogo e a busca por melhorias nas condições de trabalho dos profissionais de saúde, contribuindo para a valorização da categoria e o aprimoramento do Sistema Único de Saúde na totalidade“.

Para a representante da CNTSS (Confederação da qual o Sindsaúde é filiado) e titular na Mesa de Negociação, Isabel Cristina, o planejamento foi salutar para o trabalhador. Ela também destacou as expectativas a partir do encontro. “É um momento de resgate do processo democrático e da luta dos trabalhadores da saúde do SUS. Esperamos que o resultado maravilhoso desse planejamento possa chegar à base, aos trabalhadores, como uma forma de renovação, introduzindo novas formas de relação de trabalho, trabalho decente, respeito, saúde e dignidade aos profissionais do Sistema Único de Saúde“.

Isabel Cristina (CNTSS) e Ricardo Manzi (Sindsaúde/CNTSS) durante reunião da MNNP-SUS.

Mesa de Negociação

A Mesa Nacional de Negociação Permanente é coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e é composta por duas bancadas: a bancada governamental e a bancada sindical. Enquanto a primeira reúne ministérios e secretarias do governo, a segunda é composta por 17 entidades representativas dos servidores públicos federais em nível nacional.