Diretores do Sindsaúde discute reivindicações da saúde com equipe do prefeito Gustavo Mendanha

 Diretores do Sindsaúde discute reivindicações da saúde com equipe do prefeito Gustavo Mendanha

Nesta quarta-feira (9), diretores do Sindsaúde-GO se reuniram mais uma vez com a equipe do prefeito Gustavo Mendanha para tentar chegar a um acordo sobre as demandas dos trabalhadores da saúde. A gestão apresentou, durante a reunião, um parecer contrário à concessão da maioria das reivindicações.

A reunião ocorreu no final da manhã no Paço Municipal e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães; de Finanças, André Rosa; e o procurador Geral, Fábio Camargo. O Sieg também participou da reunião.

Apesar de um parecer jurídico do Sindsaúde favorável ao cumprimento de todas as reivindicações, os gestores só acenaram positivamente para um item da pauta: o pagamento das progressões. A justificativa é que, por conta a Lei 173/2020, só seria permitido ao município cumprir a progressão de carreira.

Para agilizar o pagamento, a gestão disse que fará uma força-tarefa para analisar e concluir os processos de progressão. Também será criada uma comissão para acompanhá-los. Para o Sindsaúde é fundamental que o pagamento seja retroativo a janeiro de 2020.

Já a proposta de negociação para o pagamento da data-base de 2020 e de 2021; para a correção da tabela salarial conforme Artigo 7.º da Lei 085/2014; inclusão dos motoristas e administrativos no plano da saúde; e pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) não avançou. Segundo, o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, não há segurança jurídica por conta da Lei Complementar Federal 173/2020. Uma nova tentativa de negociação deve ocorrer no dia 24 de junho.

Gratificação

Apesar da inflexão em relação às demais pautas, o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, defendeu que a Lei Federal não proíbe, por exemplo, o pagamento da data-base cujo mesmo entendimento é partilhado pelo Tribunal de Conta dos Municípios do Estado de Goiás. O presidente insistiu ainda na criação de uma gratificação para os trabalhadores da saúde, conforme prevê a Lei Federal 173/2020.

Ficou acordado que a Prefeitura estudará uma proposta de gratificação no valor de 20% para os trabalhadores que atuam em medidas de combate à calamidade pública (Covid-19). O Sindsaúde entende que grande maioria dos trabalhadores da saúde encontram-se envolvidos de alguma forma no combate à doença.  

Passeata

Esses e outros detalhes da reunião serão apresentados aos trabalhadores no próximo encontro da categoria que ocorrerá na sexta-feira (11), 9h30, no antigo Cais do Setor Garavelo. Os servidores vão realizar uma passeata pela Avenida da Igualdade. A decisão foi tomada durante assembleia da categoria realizada na terça-feira (8), no Cais Nova Era.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud