Diretores do Sindsaúde participam da 87ª Mesa Nacional de Negociação do SUS; discussão contribui para a valorização do trabalhador

 Diretores do Sindsaúde participam da 87ª Mesa Nacional de Negociação do SUS; discussão contribui para a valorização do trabalhador

Nos dias 20 e 21 de maio de 2024, diretores do Sindsaúde-GO participaram da 87ª Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, realizada no Hotel Ibis, no Aeroporto de Brasília. O evento reuniu diversos representantes do setor para discutir e aprovar medidas destinadas à melhoria da gestão, da valorização e das condições de trabalho dos profissionais de saúde no SUS.

O diretor do Sindsaúde, Ricardo Manzi, participou dos trabalhos representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) juntamente com a dirigente Isabel Cristina. A diretora do Sindsaúde, Elaine Silva, também integrou o grupo de trabalho representando a Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce).

A 87ª reunião da Mesa teve como foco a análise do relatório final dos Grupos de Trabalho de Saúde Indígena, além de outras pautas cruciais para a valorização dos trabalhadores e a gestão eficiente do SUS.

Durante o encontro, foram aprovados dois protocolos significativos:

  1. Protocolo 002/24: Trata das mesas subnacionais de negociação de saúde, orientando Estados e Municípios a instituírem formalmente as Mesas de Negociação para tratar, de forma paritária, questões envolvendo a gestão e os trabalhadores, representados por suas entidades.
  2. Protocolo 003/24: Estabelece o Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS, criando processos negociais permanentes para abordar conflitos e demandas decorrentes das relações de trabalho no SUS.

Ambos os protocolos serão submetidos ao plenário do Conselho Nacional de Saúde para avaliação e aprovação final.

Além disso, a reunião debateu o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização do SUS, analisou modelos de gestão e contratação da força de trabalho no SUS, e discutiu a carreira dos trabalhadores no SUS.

Também foi discutida a instituição de diretrizes para negociação do trabalho em saúde no contexto da gestão do trabalho no âmbito do SUS, abrangendo negociação coletiva e a desprecarização.

Ricardo Manzi destacou a importância dessas discussões para a construção de mecanismos eficazes de valorização dos trabalhadores do SUS e de gestão. “Estamos empenhados em garantir que os profissionais de saúde tenham suas necessidades atendidas e seus direitos respeitados, contribuindo para um SUS mais justo e eficiente“, afirmou.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud