Diretores do Sindsaúde participam da 87ª Mesa Nacional de Negociação do SUS; discussão contribui para a valorização do trabalhador

Nos dias 20 e 21 de maio de 2024, diretores do Sindsaúde-GO participaram da 87ª Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, realizada no Hotel Ibis, no Aeroporto de Brasília. O evento reuniu diversos representantes do setor para discutir e aprovar medidas destinadas à melhoria da gestão, da valorização e das condições de trabalho dos profissionais de saúde no SUS.

O diretor do Sindsaúde, Ricardo Manzi, participou dos trabalhos representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) juntamente com a dirigente Isabel Cristina. A diretora do Sindsaúde, Elaine Silva, também integrou o grupo de trabalho representando a Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce).

A 87ª reunião da Mesa teve como foco a análise do relatório final dos Grupos de Trabalho de Saúde Indígena, além de outras pautas cruciais para a valorização dos trabalhadores e a gestão eficiente do SUS.

Durante o encontro, foram aprovados dois protocolos significativos:

1. Protocolo 002/24: Trata das mesas subnacionais de negociação de saúde, orientando Estados e Municípios a instituírem formalmente as Mesas de Negociação para tratar, de forma paritária, questões envolvendo a gestão e os trabalhadores, representados por suas entidades.
  2. Protocolo 003/24: Estabelece o Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS, criando processos negociais permanentes para abordar conflitos e demandas decorrentes das relações de trabalho no SUS.

Ambos os protocolos serão submetidos ao plenário do Conselho Nacional de Saúde para avaliação e aprovação final.

Além disso, a reunião debateu o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização do SUS, analisou modelos de gestão e contratação da força de trabalho no SUS, e discutiu a carreira dos trabalhadores no SUS.

Também foi discutida a instituição de diretrizes para negociação do trabalho em saúde no contexto da gestão do trabalho no âmbito do SUS, abrangendo negociação coletiva e a desprecarização.

Ricardo Manzi destacou a importância dessas discussões para a construção de mecanismos eficazes de valorização dos trabalhadores do SUS e de gestão. “Estamos empenhados em garantir que os profissionais de saúde tenham suas necessidades atendidas e seus direitos respeitados, contribuindo para um SUS mais justo e eficiente“, afirmou.