Eleitas conselheiras de saúde no interior, diretoras do Sindsaúde fortalecem a luta em defesa da saúde pública

Image by 8photo on Freepik

Com a promessa de fortalecer a luta pela qualidade da saúde pública e defender o trabalhador do SUS, as diretoras do Sindsaúde-GO, Marcilene Santos e Nomeia Gonçalves conquistaram uma vaga no Conselho Municipal de Saúde de Campos Belos. Em Itapuranga, Itumbiara e Aragoiânia, as diretoras do Sindicato, Maria Aparecida, Dulcione Silva e Ana Paula, também tomaram posse respectivamente como representante dos trabalhadores.

Empossada como vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itapuranga no último dia 3, a diretora Maria Aparecida ressalta que a expectativa é de colaboração e muita cobrança para que o Conselho tenha um bom desempenho para que a população tenha saúde de qualidade e com transparência.

A dir. Maria Aparecida (à esquerda) e demais membros do Conselho Municpal de Saúde de Itapuranga-GO.

No Conselho Municipal de Saúde de Campos Belos, a diretora Noemia Gonçalves também vê oportunidade para melhorar a qualidade da saúde pública municipal. “Esperamos que com essa participação no Conselho, juntamente com os demais conselheiros eleitos representando a comunidade em geral, prestadores de serviços, trabalhadores e gestor, tenhamos um avanço na qualidade da saúde do município SUS”.

Eleita na quinta-feira (4), Noemia enfatiza ainda que espera que o controle social seja o pilar do conselho, fortalecendo o elo entre a comunidade e a secretária de saúde, sendo imparcial, tendo como prioridade a fiscalização nos recursos públicos que entram nas contas no município e suas aplicabilidades.

Diretoras Marcilane Santos e Noêmia Gonçalves.

Já a diretora Marcilene Santos destaca a importância do papel do conselheiro de saúde. “Ele é um agente fundamental. Além de fiscalizar a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, ele também é um formulador de estratégias em prol da melhoria da prestação dos serviços de saúde.

Em Itumbiara, Dulcione Silva que também foi empossada conselheira, diz estar confiante. “Fui muito bem acolhida pelo presidente e pelo vice-presidente do Conselho e acho que vai ser tranquilo e acredito que será um trabalho tranquilo, mas cheio de responsabilidade, uma vez que há bastante reivindicações”.

Conselheira Dulcione Silva (ao centro da foto)

Já em Aragoiânia, a diretora do Sindsaúde, Ana Paula Nascimento, também tomou posse nesta sexta-feira (5) como vice-presidente da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.

Conselheira de Saúde em Aragoiânia e diretora do Sindsaúde, Ana Paula Nascimento (à esquerda).