Em ato no Paço Municipal, Sindsaúde e trabalhadores cobram piso salarial dos ACS e ACE

O cumprimento da Emenda Constitucional 120, que regulamenta o piso nacional dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), e do plano de carreira com direito a progressão a cada 3 anos com reajuste salarial de 3% para a categoria, foi alvo da mobilização realizada na manhã desta quarta-feira (30) em frente ao Paço Municipal de Goiânia.

A EC 120 vigora desde o mês de maio deste ano, ou seja, o município de Goiânia já atrasa o piso salarial dos ACS e ACE há sete meses, mesmo com os recursos federais nos cofres da gestão da capital.

“É uma incompetência absurda”, disse a presidente do Sindsaúde, Neia Vieira durante o ato. Neia parabenizou os trabalhadores que participaram da mobilização para lutar pelos seus direitos. Segundo ela, a categoria precisa se unir para cobrar do prefeito o cumprimento do piso devido, incluindo os retroativos, além do plano de carreira.

“Não vamos conseguir nada só conversando com vereadores. Precisamos agir e nos unir para mostrar a nossa força. Esse prefeito tem deixado as unidades de saúde sucateadas e os servidores sem condições de trabalho. Ou o prefeito cumpre o seu dever, ou ele pede pra sair”, completou a presidente do Sindsaúde.

Aliandro Paulo, que é diretor do Sindsaúde e da Fenasce, representou a categoria em reunião na secretaria de governo, enquanto o ato era realizado na área externa do Paço Municipal. Ele conta que já ficou agendada para sexta-feira (2) um novo encontro com a participação do secretário de saúde e com o secretário de finanças. “Depois disso, faremos reuniões em cada distrito para posicionar os trabalhadores sobre o andamento desse processo”, concluiu.