Sindsaúde realiza “Semana de Luta e Valorização dos ACS e ACE”

No dia 4 de outubro foi comemorado o Dia Nacional dos Agentes de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) e com o objetivo de homenagear a categoria, o Sindsaúde realizou a “Semana de Luta e Valorização dos ACS e ACE” durante os dias 1 a 9.

Durante a semana, diversas programações foram realizadas, entre elas manifestações em Brasília pela aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 14 e 22. As emendas, respectivamente, tratam da aposentadoria especial e do reajuste salarial para os agentes. Entidades sindicais do Brasil todo participaram dos atos.

Uma conquista muito importante para categoria foi o apoio do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM) que se comprometeu em pautar o Veto nº 44 (item 8) na plénária do dia 18. O Sindsaúde e outras entidades sindicais são a favor da derrubada do veto.

A matéria vetada tem autoria do Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e impede que seja estabelecido prioridades e metas da adminstração pública para o exercício de 2020, ou seja, mesmo que a PEC 22 seja aprovada, os municípios não teriam verbas para realizar o reajuste salarial dos agentes.

As manifestações em Brasília aconteceram nos dias 4, 5 e 6 de outubro e diversas entidades sindicais participaram. O Sindsaúde levou três caravanas de vários municipios goianos.

No dia 9, foi o encerramento da semana e o Sindsaúde reservou o clube do sindicato apenas para os agentes. Na ocasião, uma mesa de café da manhã foi disponibilizada aos trabalhadores.