ENFERMAGEM: indignados, trabalhadores realizam protestos em Goiânia e no interior

 ENFERMAGEM: indignados, trabalhadores realizam protestos em Goiânia e no interior

A mobilização dos profissionais da enfermagem (auxiliares, técnicos e enfermeiros) realizada no final da tarde desta quarta-feira (21) em frente Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), em Goiânia, reuniu cerca de 1,5 mil manifestantes. A categoria cobrou o restabelecimento do piso da enfermagem, suspenso no dia 4 de setembro pelo Superior Tribunal Federal (STF).

Os trabalhadores usaram faixas, cartazes, bandeiras, apitos e carro de som para protestar. A categoria realizou uma caminhada em volta do Parque Areião e recebeu apoio de pedestres e motoristas.

A decisão do STF foi injusta de suspender por 60 dias e agora a gente quer respostas do Congresso Nacional e do presidente da República onde está a fonte de custeio que garantir o pagamento do piso da categoria. A gente sabe que dinheiro tem. Tem dinheiro para orçamento secreto, então tem que ter dinheiro para pagar esses profissionais que dão a vida para cuidar de outra vida” defendeu a presidente do Sindsaúde-GO, Néia Vieira.

Hugol

Pela manhã, os profissionais protestaram em frente ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). O trânsito das pistas da GO-070 chegou a ser interditado por alguns minutos. Ato reuniu cerca de 2,5 mil trabalhadores.

Interior

Protestos contra suspensão do piso salarial (Lei 14.434/22) também foram registrados em diversos municípios goianos. Goianésia, Nazário, Anápolis, Morrinhos, Itaguaru, São Luís de Montes Belos e Quirinópolis foram alguns deles.

Suspensão

A liminar do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu o piso da enfermagem durante 60 dias foi confirmada pelo plenário do STF. O ministro atendeu a um pedido da Confederação Nacional da Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que questionou a norma que fixou o Piso Nacional da Enfermagem em R$ 4.750.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud