Entidades destacam importância do papel do Dieese para a classe trabalhadora

Durante reunião realizada na sede do Sindsaúde, nesta quinta-feira (27), entidades ressaltaram a assessoria relevante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para as entidades sindicais. O objetivo foi realizar um balanço das negociações das centrais sindicais com o governo e fortalecer a atuação do Dieese.

O encontro contou com a presença do coordenador de Relações Sindicais, José Silvestre Prado de Oliveira; da Supervisora técnica do Dieese – Regional Goiás, Leila Brito; da presidente do Sindsaúde, Néia Vieira; dos diretores Ricardo Manzi e Willian Matheus e do diretor de Comunicação do Sintesp, João Bernardino Gonçalves Neto.

Ao destacar a importância do Departamento na luta por direitos, o diretor do Sindsaúde e diretor político do Escritório Regional, Willian Matheus, enfatizou que o Dieese fornece estudos e levantamentos para as entidades sindicais, o que facilita as negociações com a gestão e possibilita avanços na conquista e ampliação de direitos.

O Dieese é responsável por analisar o impacto de medidas legislativas que têm potencial de afetar a vida do trabalhador. Além disso, assessora com muita eficiência as ações dos sindicatos, fornecendo simulações de reajustes salariais, projeções de progressões de carreira, impacto de aplicação de planos de carreira, entre outros” justificou.

Para assegurar que esse trabalho continue sendo feito com eficácia, a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira, frisou que é fundamental que as demais entidades se associem e fortaleçam o Dieese. “É por meio dessas parcerias que iremos fortalecê-lo e possibilitar que esse Departamento continue nos subsidiando com dados e informações essenciais para as negociações com os gestores”.

Reconhecimento

Criado em 1965, o Dieese é uma ferramenta essencial para fundamentar as reivindicações do trabalhador, atuando nas áreas de assessoria, pesquisa e educação com trabalhos voltados para emprego, renda, negociação coletiva, desenvolvimento e políticas públicas.

Com credibilidade nacional e internacional, o Dieese tem sido uma referência no Brasil e contribuído para a luta dos trabalhadores em todo o país. Portanto, a parceria com entidades sindicais tem sido essencial para fortalecer a luta em defesa dos direitos trabalhistas.