Entidades realizam nesta terça (27), ato contra terceirização da vacina e por direitos trabalhistas

Dirigentes sindicais do Sindsaúde e de outras entidades que compõem o Fórum das Entidades Sindicais do Município de Goiânia vão realizar nesta terça-feira (27), às 9h, um ato em frente ao Ciams Pedro Ludovico, localizado no Setor Marista, em Goiânia. Os dirigentes estarão à disposição da imprensa para esclarecimentos.

O objetivo das entidades é protestar contra o processo iniciado pela prefeitura de Goiânia para terceirizar a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19. Além disso, os sindicalistas vão reivindicar o pagamento das datas-bases (reposição salarial) de 2020 e de 2021 para o funcionalismo municipal e a reabertura das unidades de saúde que se encontram fechadas.

“Absurda”

As entidades consideram absurda e desnecessária a contratação milionária (cerca de 47 milhões) de determinada empresa para terceirizar um serviço que já é feito costumeiramente pela Rede Municipal de Saúde inclusive, reconhecida por ser referência em garantir os programas de vacinação. A possibilidade de desvio de doses é outra preocupação apontada pelas entidades.

O presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, lembra que a terceirização não foi discutida no Conselho Municipal de Saúde (CMS). “Era o mínimo que esperávamos da prefeitura. O Conselho é um órgão deliberativo e fiscalizador da gestão municipal e dos interesses dos usuários dos serviços de saúde”.

Ciams Pedro Ludovico

A escolha do Centro de Assistência Integrada Médico–Sanitárias (Ciams) Pedro Ludovico para realização do ato não foi por acaso. O Ciams está fechado desde julho de 2020 para manutenção. A conclusão das obras desta e de outras unidades poderiam significar novos pontos de atendimento para a população.

Fórum

Compõem o Fórum das Entidades Sindicais do Município de Goiânia, além do Sindsaúde, o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (Sinfar-GO), Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do Estado de Goiás (Sintasb-GO), Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (Soego-GO), Sindicato dos Funcionários da Fiscalização Municipal de Goiânia (Sindiffisc), Sindicato dos servidores da Câmara Municipal de Goiânia (Sindflego), Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado de Goiás (Sindguarda), Sindicato dos Agentes de Trânsito de Goiânia (Sinatran) e Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed).