Estado: negociações para reestruturar a carreira da Saúde continuam

Durante assembleia dos servidor@s estaduais da saúde realizada nesta quinta-feira (28) no prédio da Assembleia Legislativa, a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, informou que as negociações  com o governo para aprovar um novo plano de carreira para a categoria continuam e deu novos detalhes das processo.

Economia

Ela anunciou que a equipe do governador concluirá nesta sexta-feira (29) o estudo de remanejamento dos gastos da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A análise apontará o quanto será possível economizar para que o Estado consiga aplicar a proposta inicial de plano de carreira que considera o tempo de serviço.

Durante a reunião realizada no início da tarde desta quinta-feira entre o Sindsaúde e membros da Secretaria, o superintendente de Gestão e Finanças da SES, Lucas Silva revelou que há possibilidade de a SES suspender quatro contratos o que resultaria na sobra de mais recursos para a pasta.

Empenho

Flaviana relatou que hoje (28) pela manhã, esteve com o controlador Geral do Estado, Tito Amaral, e que ainda recebeu um telefonema do Secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita. “Eles foram enfáticos ao dizerem que a reestruturação da carreira é uma decisão do governador e que estão fazendo de tudo para que isso aconteça”, contou.

Ela frisou que “ainda há tempo hábil para a aprovação no Legislativo e que – de ontem para hoje – o posicionamento da equipe do governo demonstrou que é possível concretizar uma proposta que valorize a Saúde”. O prazo se esgota em 6 de julho.

Proposta

Durante reunião realizada com os secretários de Saúde, Planejamento e de Fazenda, ontem (27), foi construída uma saída para que o Estado consiga aplicar a reestruturação do plano sem onerar a folha do Estado. Pressionado pelo Sindsaúde, o governo se propôs a promover ajustes no orçamento para garantir o reenquadramento dos servidor@s respeitando o tempo de serviço de cada um. Para isso, cogitou-se inclusive, o uso dos recursos (R$ 8,5 milhões) gastos atualmente com a gratificação de produtividade.

O estudo está sendo realizado por um grupo de trabalho composto por membros do governo e do Sindicato e consiste na tentativa de remanejar do orçamento da Saúde cerca de R$ 30 milhões até o final do ano.  Atualmente, o orçamento da Secretaria de Saúde gira em torno de R$ 2 bilhões.

Assembleia

Para avaliar o processo de negociação, os servidor@s voltarão se reunir na próxima segunda-feira, às 16h, na Assembleia Legislativa.

Confira o vídeo: