Sindsaúde discute com a categoria, alternativas para incluir trabalhadores na nova lei do plano de carreira da SES

O Sindsaúde realizou na sexta-feira (26) reunião com trabalhadores do cargo de Auxiliar de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com objetivo de traçar alternativas para incluir a categoria na reestruturação do Plano de Carreira e Remuneração da SES. A mudança entrou em vigor em janeiro desse ano por meio da aprovação da Lei nº 22.524.

Os auxiliares (1.951) não foram incluídos na reorganização da carreira proposta pelo governo, o que trouxe bastante insatisfação e revolta. Servidores que estão no cargo de Agente de Serviços de Saúde e somam um total de 735, também ficaram fora do novo plano e continuam regidos pela Lei nº 18.464.

Diretor Erivânio Herculano (à esquerda), Dr. Marcel Farah (ao lado) Néia Vieira, presidente do Sindsaúde-GO (ao centro), Diretoras Marlene Soares (ao lado), Advogado Roberto Gomes (à direita)

Acompanhada dos demais diretores do Sindsaúde e dos advogados do Sindicato, a presidente do Sindsaúde-GO, Néia Vieira, acolheu as insatisfações dos trabalhadores e reiterou a necessidade de fortalecer luta pela inclusão daqueles que ficaram foram do plano e da isonomia na concessão dos reajustes concedidos na reestruturação da carreira.

Neia lembrou ainda que, à época da votação do projeto de lei, o Sindicato junto ao deputado Mauro Rubem apresentou três emendas para alterar a lei. Todas foram rejeitadas.

A presidente pontuou também que apesar de haver alguns avanços na reestruturação do PCR por recompor parte das perdas salariais dos servidores da saúde, ainda há injustiças que precisam ser corrigidas. “Todos são trabalhadores do SUS e precisam ser valorizados igualmente“.

Após uma sessão de esclarecimentos junto aos advogados do Sindicato, ficou acordado que o Sindsaúde irá ingressar com ação coletiva solicitando o ingresso dos trabalhadores na nova lei. O Sindicato também fará articulações políticas, incluindo mobilizações na Assembleia Legislativa para incluir Agentes e Auxiliares na lei do atual plano.

Informativo

Um informativo elaborado pelo Sindsaúde também foi distribuído aos servidores. O material detalha as mudanças, elucida dúvidas e auxilia o trabalhador identificar sua posição na nova tabela salarial.

Veja aqui o informativo sobre a reestruturação do plano de carreira da SES (Lei 22.524)